PUBLICIDADE
Noticia

Adolescentes de centro socioeducativo de Juazeiro do Norte participam de ação social em hospitais

Projeto começou apenas com visitas ao Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes em março de 2019 e agora permite que adolescentes saiam da unidade para exercer o voluntariado

13:51 | 09/08/2019
Grupo formado por voluntários e socioeducandos participam de visitas a hospitais do Cariri
Grupo formado por voluntários e socioeducandos participam de visitas a hospitais do Cariri(Foto: Divulgação/Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo)

Jovens que cumprem medida socioeducativa em Juazeiro do Norte estão saindo do centro José Bezerra de Menezes para participar de trabalho voluntário em hospitais da região do Cariri. O projeto Faz Me Rir leva os adolescentes, caracterizados como palhaços, para visitar os pacientes das unidades de saúde enquanto discute com os internos a importância da valorização da vida. Além da visita, os jovens também confeccionam flores de dobraduras de papel para distribuir no hospital.

Para Andressa Nunes, diretora do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, a atividade fora das paredes do centro ajudam na ressocialização dos adolescentes, além de promover novas visões e perspectivas. “Nossa ideia é fazer o adolescente compreender o valor ao ver, por exemplo, uma criança com câncer que está lutando pela vida. Muitas vezes eles não têm essa perspectiva sobre a própria existência, se colocam em riscos usando drogas ou se envolvendo com a criminalidade”, afirma.

Depois de duas semanas permitindo a saída dos internos para as atividades, Andressa conta que já vê diferença nos discursos dos meninos. Um dos adolescentes afirmou, segundo a diretora, que não entendia a dimensão da vida e do fato de estar saudável. Ele expressou vontade de continuar com o trabalho voluntário depois de sair do Centro. Neste momento inicial do projeto, apenas poucos jovens saíram para participar da ação, mas o objetivo de Andressa é que os 49 atendidos pelo centro tenham a oportunidade de se envolver.

O Faz Me Rir é uma iniciativa da evangelizadora Ilana Souza e de seu companheiro Thiago Silva. No início, os dois apenas iam até o centro conversar com os jovens. Ao contar a experiência de ir até o Hospital São Vicente, o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (ICC) de Juazeiro, e o Hospital Regional do Cariri e falar sobre a arte da palhaçaria, Ilana conta que muitos deles tiveram interesse em participar. Ela diz que trabalha com os internos semanalmente desde março de 2019 e percebeu como eles ficaram envolvidos com o projeto. “Acredito que essa prática de doação, de serviço, de amor ao próximo, é quando enxergamos que a nossa missão é muito maior”.

Redação O POVO Online