ANS autoriza novos tratamentos pelos planos de saúde; veja quais

ANS autoriza novos tratamentos pelos planos de saúde; veja quais

Fórmulas tratam pacientes com câncer de mama em estágio inicial e mulheres com osteoporose grave

Novos medicamentos contra o câncer de mama e osteoporose terão cobertura de planos de saúde no Brasil. Em reunião nesta sexta-feira, 19, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Duas tecnologias receberam novas diretrizes de utilização. Uma delas é o medicamento abemaciclibe, utilizado para tratar pacientes com câncer de mama precoce.

Esse medicamento, conforme as diretrizes, deve ser utilizado em pacientes com câncer de mama inicial, com alto risco de recorrência, com tumores sensíveis a hormônios (receptor hormonal (RH) positivo), com receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) negativo e com células cancerígenas nos linfonodos.

O outro medicamento, voltado para mulheres com osteoporose grave na pós-menopausa, é chamado romosozumabe. Ele deve ser utilizado em casos de falha de outros medicamentos, ocasionando duas ou mais fraturas durante a vigência do tratamento.

Também pode ser usado em pacientes que apresentam uma fratura após o tempo mínimo de tratamento para osteoporose (um ano), associada à perda significativa de densidade mineral óssea, definida como redução de mais de 5% em qualquer sítio no intervalo avaliado, considerando boa adesão ao tratamento e ausência de causas secundárias de perda de massa óssea.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar