USP vai ofertar mais de 11 mil vagas em processos seletivos para 2026
Do total, 50% das vagas são reservadas a estudantes de escolas públicas, e parte delas também é destinada a candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI)
A Universidade de São Paulo (USP) vai disponibilizar 11.147 vagas para ingresso em 2026, distribuídas entre diferentes processos seletivos, conforme aprovado nesta semana pelo Conselho de Graduação da instituição. O número de vagas ofertadas permanece o mesmo do ano anterior.
Do total, 50% das vagas são reservadas a estudantes de escolas públicas, e parte delas também é destinada a candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Como as vagas serão distribuídas?
A maior parte das oportunidades será preenchida por meio da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), mas há vagas reservadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Provão Paulista.
- Fuvest: Serão ofertadas 8.147 vagas. Dessas, 2.053 são para alunos de escola pública; 1.206, para estudantes de escola pública que se enquadram nas cotas PPI; e 4.888, para ampla concorrência.
- Enem (Sisu): Serão oferecidas 1.500 vagas, sendo 684 para ampla concorrência, 512 para estudantes de escolas públicas e 304 para candidatos de escola pública que também se enquadram nas cotas PPI.
- Provão Paulista: Também oferecerá 1.500 vagas, exclusivas para estudantes de escolas públicas, sendo 580 reservadas a candidatos PPI.
Cursos como Artes Cênicas e Música – que exigem provas específicas de habilidade – estarão disponíveis apenas pela Fuvest, devido à exigência de etapa adicional.
A distribuição das vagas segue critérios de ingresso já consolidados pela USP, com parte delas reservada a ações afirmativas por meio de cotas raciais e sociais, tanto na Fuvest quanto no Sisu.
A reserva de vagas destinadas a candidatos pretos, pardos e indígenas considera dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a proporção desses grupos no estado de São Paulo – atualmente de 37,5%.
Datas importantes
Fuvest 2026
- Inscrição: 18 de agosto a 7 de outubro
- 1ª fase: 23 de novembro
- 2ª fase: 14 e 15 de dezembro
- Divulgação da 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
Enem
- Pagamento da taxa de inscrição: até 27 de junho
- 1º dia de provas: 9 de novembro
- 2º dia de provas: 16 de novembro
- Aplicação das provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Provão Paulista
- Cronograma será divulgado no segundo semestre de 2025
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente