MG: Polícia investiga crime de maus-tratos após macaco ser pintado de azul por fazendeiro
O homem pode responder pelo artigo 32 da Lei 9605/1998 de Crimes Ambientais, que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa
A Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) iniciou na segunda-feira, 23, uma investigação na zona rural de Santa Juliana após vídeo de maus-tratos contra macaco circular nas redes sociais. No vídeo gravado pelo próprio suspeito, o homem aparece pintando o animal, preso em uma gaiola, com uma lata de tinta spray azul.
LEIA TAMBÉM | Espécie de aranha tem comportamento incomum e intriga cientistas
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo a PC-MG, os agentes realizaram diligências na terça-feira, 24, na região rural, e localizaram o local onde teria ocorrido o abuso ao animal. Os policiais encontraram vestígios do crime, como telhas quebradas e pintadas de azul.
Um homem de 50 anos foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Santa Juliana como suspeito, para prestar depoimento. Na delegacia, o homem confessou o crime. Um procedimento investigativo foi aberto pelos agentes.
O crime que o homem pode responder está previsto no artigo 32 da Lei 9605/1998 de Crimes Ambientais.
A questão define como crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena pode ser detenção de três meses a um ano, além de multa. Em caso de o animal vir a óbito após o abuso, a pena pode ser aumentada.
Animal não foi localizado
O suspeito informou em depoimento que soltou o macaco após a gravação do vídeo. O animal não foi mais visto, e seguiu para região de mata. A PC-MG disse que não conseguiu localizar o macaco até o momento da investigação.
O POVO procurou o médico veterinário Bruno Pessoa para entender quais efeitos na saúde do animal a tinta poderia causar. Bruno que também é doutor em Ciência Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), citou que a tinta por si só já seria tóxica até mesmo para nós humanos, podendo causar vários efeitos negativos na saúde do macaco.
"A tinta, se você ver, é de uso comum, uma tinta tóxica até mesmo para gente. Se você for pesquisar o rótulo dela, ela pode causar dermatites, pode ocasionar problemas mais sério como a questão respiratória, se foi inalada as partículas dela, com questão ocular também, podendo ocasionar deficiência visual, se cair na região ocular e também se for ingerida, pode ter até problemas de comprometimento renal", disse o veterinário Bruno Pessoa.
"É um animal que com certeza deve estar com saúde bem debilitada nesse exato momento. Ele deve estar bem prejudicado, e realmente deve ser monitorado por profissionais adequados, que haja uma diminuição dessa intoxicação que realmente pode levar um quadro de morte do indivíduo", concluiu.
Leia mais
Atualizado às 17h20min