Congresso educacional LBV tem foco no desenvolvimento socioemocional de estudantes
Evento reúne especialistas da educação, neurociência e psicologia para discutir práticas que podem ser implementadas no ambiente educacional
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza seu 29º Congresso Internacional de Educação na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Com o tema “Educação Integral — Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais: uma visão além do intelecto”, o evento pretende refletir sobre como as práticas educacionais podem integrar os aspectos cognitivo, emocional e social no processo de desenvolvimento dos estudantes como indivíduos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMÉM | Legião da Boa Vontade (LBV) completa 75 anos de atuação no Brasil
Segundo Suelí Periotto, superintendente educacional da LBV, a cada ano a instituição se propõe a debater temas que dialoguem com os desafios e transformações do cenário educacional.
“Hoje, trabalhar as questões socioemocionais em sala de aula é algo bastante necessário, tendo em vista tantos diagnósticos que vão surgindo e até uma certa desestabilização emocional das crianças — muitas, inclusive, já apresentando quadros de depressão”, afirma.
Entre os principais desafios enfrentados pelas escolas ao implementar práticas voltadas ao desenvolvimento socioemocional, destacam-se o alinhamento com as famílias — muitas em situação de vulnerabilidade — e a saúde mental dos professores.
Esses profissionais lidam diariamente não apenas com salas cheias, mas também com histórias pessoais complexas de seus alunos, vindos de contextos familiares marcados por abandono, violência ou extrema pobreza.
Embora o foco do congresso esteja voltado para os estudantes, a saúde mental dos educadores também será contemplada com atenção. “Talvez o professor ache que não precisa de ajuda, mas a verdade é que há um esgotamento real. O aspecto físico já é comprometido, e o emocional também sofre, principalmente quando se conhece as dores dos alunos”, diz Suelí.
Além das palestras, o congresso contará com 16 oficinas práticas, realizadas nas tardes dos dois dias, no Centro Educacional José de Paiva Netto. Cada participante poderá participar de até quatro oficinas — duas por dia —, com temáticas voltadas à aplicação direta em sala de aula.
Segundo Suelí, essas atividades são pensadas para proporcionar um aprendizado dinâmico e vivencial: “Não basta falar de educação integral sem instrumentalizar o educador. As oficinas trazem propostas que ele poderá aplicar no dia seguinte em sua escola.”
Confira a programação de palestras
30 de junho
Tema: “Neurociência e o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais”.
Palestrante; Marta Relvas - doutora e mestre em Psicanálise; professora do IDOMED e da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro
Tema: “Psicomotricidade: o corpo que sente, percebe, pensa e age”
palestrante: Fátima Alves — mestre em ensino de ciências da saúde e do ambiente; docente do ensino superior;
Tema: “Saúde Mental na Escola: Cuidar do Educador para Cuidar do Futuro”
Palestrante: Marcella Moreira — psicóloga, pós-graduada em psicanálise com crianças: Intervenção Precoce; possui trajetória profissional na Educação Especial e Inclusiva;
Tema: “Além da Sala de Aula: como o movimento e o acolhimento transformam a educação”.
Palestrante: Elidiane Oliveira — licenciada e bacharel em Educação Física, com pós-graduação em Psicomotricidade no Autismo; e atua desde 2017, utilizando o movimento para desenvolver habilidades motoras e cognitivas em crianças e jovens autistas
1º de julho
Tema: “Afinal, quem manda aqui?! Poder e liderança na sala de aula”
Palestrante: Julio Furtado — doutor em Ciências da Educação; professor universitário de graduação e pós-graduação;
Tema: “Educação Integral — Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais: uma visão além do intelecto”
Palestrante: Suelí Periotto — doutora e mestre em Educação; superintendente educacional da Legião da Boa Vontade; e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV;
Tema: “Saberes e afetos do ser professor”.
Palestrante: Emilia Cipriano — doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação;
As palestras ocorrerão na parte da manhã na Faculdade Frasce e as oficinas serão realizadas à tarde, no Centro Educacional José de Paiva Netto. Ao todo o evento conta com 16 oficinas, com cada participante podendo fazer duas a cada tarde.
Serviço
O cogresso acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho.
As palestras ocorreram pela manhã na Faculdade Frasce, localizada na rua Uarumã, 80, Higienópolis, Rio de Janeiro — RJ.
Já as oficinas acontecem na parte da tarde no Centro Educacional José de Paiva Netto, localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3.059, Del Castilho, Rio de jameiro — RJ.
Para quem não puder estar presencialmente, as palestras dos dois serão transmitidas ao vivo pelo canal da LBV no youtube, a partir das 8 horas.
As incrições devem ser feitas pelo site: www.lbv.org/congresso-de-educacao
Leia mais
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente