Inep divulga prazo para solicitação de isenção no Enem 2025
Data também marca o período para justificativa de ausência no Enem do ano passado; resultados devem ser divulgados em maio
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terá início em 14 de abril e ficará aberto até o dia 25 do mesmo mês. As datas foram confirmadas na edição do Diário Oficial da União (DOU) publicada nesta segunda-feira, 31.
Têm direito à isenção estudantes que estão no último ano do ensino médio, tenham cursado a etapa escolar em escolas públicas ou como bolsistas de instituições particulares e possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Também podem pedir o benefício aqueles pertencentes a famílias baixa-renda e que estejam inscritos no CadÚnico.
LEIA TAMBÉM: Maioria dos estudantes brasileiros no Japão frequenta escolas públicas
Conforme informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o período também será usado para que os estudantes que receberam a isenção no Enem 2024 e não compareceram a pelo menos um dia de provas informem o motivo da ausência.
A justificativa das faltas na edição anterior é obrigatória para quem obteve o benefício em 2024, faltou ao Exame e deseja solicitá-lo novamente este ano.
Para realizar a justificativa, o candidato deverá apresentar documentação que comprove o motivo da ausência no local de prova, através de solicitação feita na página do participante.
Motivos aceitos pelo Inep para a justificativa:
- Assalto/furto
- Acidente de trânsito
- Casamento/união estável
- Morte na família
- Maternidade
- Paternidade
- Mudança de domicílio para acompanhamento de familiar
- Privação de liberdade
- Emergência/internação/repouso médico ou odontológico
- Trabalho
- Intercâmbio acadêmico
- Atividade escolar
As documentações comprobatórias de cada caso podem ser consultadas no edital publicado pelo Instituto. Todos os motivos atestados devem ser acompanhados de prova legal.
O envio de documentos falsos ou imprecisos poderá acarretar no ressarcimento do valor no caso de isenção e eliminação do candidato em caso de justificativa.
Os resultados parciais da solicitação de isenção e justificativa de ausência deverão ser publicados no dia 12 de maio, data em que também é aberto o período para recurso dos resultados, que se estende até o dia 16 seguinte.
Os resultados finais sobre os aprovados serão publicados pelo Inep no dia 22 de maio. Ainda de acordo com o Instituto, o edital para inscrições na edição 2025 do Enem deverá ser publicado após a conclusão do processo de justificativas do exame anterior e solicitações de isenção para o Exame deste ano.
Confira datas para justificativa de ausência e solicitação de isenção no Enem:
Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 14/4/2025 a 25/4/2025
Resultado parcial da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 12/5/2025
Recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 12/5/2025 a 16/5/2025
Resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 22/5/2025