Existe idade certa para namorar? Psicólogos explicam
Com a chegada da data do Dia dos Namorados, muitos jovens estão passando pela primeira data pela primeira vez. Fica o questionamento: "Existe idade certa pra namorar?" Neuropsicólogos explicam
Com os avanços e mudanças entre as gerações, o tópico namoro costuma ser assunto nas conversas de família. Seja os pais perguntando ou aquela tia que pergunta em toda ceia de Natal onde estão as “namoradinhas”.
Segundo especialista ouvida pelo O POVO, atualmente, os adolescentes começam a se relacionar mais cedo. Com a chegada do Dia dos Namorados, muitos estão vivenciando a data pela primeira vez.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Mas será que existe uma idade certa para namorar? Para a psicóloga e neuropsicóloga Elaine Cristina Sales, o primeiro passo é o diálogo familiar.
“O importante é que a família esteja dialogando e acolhendo para que venham a ter um relacionamento saudável e no tempo certo e não somente porque os outros já estão”, diz.
“Eu acho que é preciso avaliar a maturidade emocional e o senso de responsabilidade de cada jovem para saber se está pronto para isso. Cada vez mais cedo estão iniciando um relacionamento, às vezes um de 16 anos não tem tanta maturidade quanto aquele de 14 anos”, complementa Elaine.
O neuropsicólogo Fábio Gadelha acredita que não existe idade certa para namorar, porque isso depende de vários fatores como “a maturidade emocional, as normas culturais e familiares, e as circunstâncias individuais”.
Segundo ele, algumas organizações falam do surgimento da adolescência média, por volta dos 16 anos, que pode ser um período em que muitos jovens começam a namorar, mas isso varia.
Gadelha ressalta também a questão da maturidade emocional: “É importante que a pessoa se sinta emocionalmente pronta para lidar com os sentimentos e responsabilidades que vêm com um relacionamento”.
“Qualquer relacionamento deve ser baseado em respeito mútuo e consenso”, finaliza Gadelha.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente