Incêndio em pousada deixa dez mortos e onze feridos, em Porto Alegre

O local recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas na madrugada desta sexta-feira, 26, após incêndio em uma pousada, localizada no centro de Porto Alegre. O local recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ainda há desaparecidos.

O Corpo de Bombeiros chegou no local por volta das 2h da manhã e o fogo foi controlado por volta das 5h. Duas vítimas foram encontradas no primeiro andar do prédio, cinco vítimas no segundo e outras três no terceiro piso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, 11 pessoas foram resgatadas. Oito precisaram de atendimento médico e foram encaminhadas para hospitais.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, duas pessoas estão em estado grave e foram entubadas. Outra, também em estado grave, teve 20% do corpo queimado e outra vítima teve a perna fraturada.

De acordo com o UOL, o local funcionava de forma irregular, mas tinha convênio com a prefeitura da cidade. Conforme o G1 - Rio Grande do Sul, 30 pessoas viviam no local, sendo que 16 delas eram mantidas com dinheiro público.

O prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB), afirmou que os documentos do convênio serão analisados. De acordo com ele, a relação da prefeitura com a empresa ocorre desde 2017 e uma nova licitação foi registrada no ano passado. "A prefeitura vai aportar todos os documentos que tem na Fasc [órgão responsável pelos contratos]", disse.

A causa do incêndio ainda é desconhecida. À Rádio Gaúcha, o chefe da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo de Oliveira Junior, afirmou que a hipótese de incêndio criminoso não foi descartada. A perícia vai apurar a situação.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Lúcio Junes da Silva, o prédio não tinha um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios.

No Twitter, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a situação e se solidarizou com familiares. “Com tristeza e preocupação soube da morte de ao menos 10 pessoas em incêndio em uma pousada de Porto Alegre. O estabelecimento acolhia pessoas em situação de vulnerabilidade na capital gaúcha. Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

porto alegre incendio pousada vulnerabilidade social

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar