Chuva e calor no Brasil em novembro de 2023: veja previsão do tempo

Segundo o Inmet, o mês será marcado por chuva abaixo da média em áreas do Norte e do Nordeste. Preciptação estará acima da média no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), novembro de 2023 contará com o tempo chuvoso amenizando as temperaturas no Sul e Sudeste, com períodos de valores máximos abaixo de 24 °C.

Já em parte das regiões Norte e Nordeste, a previsão indica o oposto: as chuvas vão ficar abaixo da média e as temperaturas, acima. Os estados mais afetados serão Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e o oeste da Bahia, com termômetros acima de 28 °C.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Ceará deve ter valores dentro da média histórica. Abaixo, confira mais detalhes sobre a previsão do tempo em novembro para as cinco regiões brasileiras.

Nordeste é o semiárido onde mais chove no mundo

Norte: previsão do tempo para novembro de 2023

Conforme o informativo meteorológico do Inmet, são previstas para a região Norte pancadas de chuva, com volumes maiores que 50 milímetros (mm), no Amazonas e, pontualmente, em áreas do Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade.

No Amapá, norte do Pará e sul de Rondônia, haverá predomínio de tempo seco e de baixos acumulados de chuva

Nordeste: previsão do tempo para novembro de 2023

O início do mês será marcado por áreas de instabilidade, que vão provocar chuva em parte do Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo áreas do Matopiba devido à combinação do calor e alta umidade, que ajuda a canalização de umidade.

No litoral baiano, a convergência de umidade mantém a instabilidade até e, em grande parte da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa. Até a última semana do mês, a previsão é de tempo seco e sem chuva.

Centro-oeste: previsão do tempo para novembro de 2023

Para o Centro-oeste, há previsão de dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde devido ao calor com alta umidade, podendo acumular volumes superiores a 50 mm, principalmente na primeira quinzena do mês.

Para a segunda quinzena de novembro, há previsão de chuva, podendo ultrapassar 40 mm.

Sudeste: previsão do tempo para novembro de 2023

No Sudeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa. A partir da segunda quinzena do mês, há previsão de chuva, podendo ultrapassar 40 mm, especialmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul do Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva.

Sul: previsão do tempo para novembro de 2023

A instabilidade no Sul aumenta a partir do dia 8 de novembro, provocando chuva localmente expressiva, que pode vir acompanhada de queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Na segunda quinzena do mês, o predomínio é de ar seco e quente e sem chuva.

Na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuva maiores que 50 mm. A chuva deve ser mais localizada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Impactos do El Niño

Na metade Sul, onde a chuva vem frequente e intensa, além de toda circulação de ventos mudadas pelo El Niño que favorece áreas de baixa pressão e de instabilidade, a passagem de frentes frias e ciclone extratropicais na costa vão continuar presentes, mas com menor intensidade.

Com as chuvas, os níveis elevados de água no solo beneficiam as fases iniciais dos cultivos de primeira safra. Porém, em algumas áreas o excesso de chuva poderá resultar em excedente hídrico e encharcamento do solo, com potencial de impactar a colheita dos cultivos de inverno e impedir o avanço da semeadura dos cultivos de primeira safra.

Regiões produtoras

O prognóstico climático do Inmet indica que, em áreas do Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os baixos volumes de chuva previstos ainda vão manter os níveis de água no solo baixos.

Tal condição poderá impactar a evolução do plantio e desenvolvimento inicial dos cultivos de primeira safra que já estão em andamento.

Em grande parte do Brasil Central, o retorno gradual das chuvas será importante para a recuperação do armazenamento de água no solo, especialmente em áreas do norte de Mato Grosso e de Goiás, bem como para o início da safra de grãos.

Já em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais e de Goiás, a umidade no solo será suficiente para atender as fases iniciais da safra 2023/24.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

previsão do tempo inmet chuva calor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar