Casal colhe pé de mandioca de 112 kg após 7 anos do plantio em Santa Catarina
Pé de mandioca tinha raízes que somadas chegavam a 2,3 metros de comprimento e levou cerca de 4 horas para ser colhido. Confira:
Um casal de brasileiros vem chamando atenção nas redes sociais depois de colher um pé de mandioca que pesa 112 kg na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. A colheita da planta aconteceu no dia 19 de abril e viralizou nesta semana após divulgação de fotos da planta impressionarem internautas.
Os responsáveis pela retirada foram o casal Otávio e Wilma, de 76 e 74 anos respectivamente. Ao todo, o processo de colheita levou cerca de 4 horas de tempo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os agricultores relatam ter começado a escapar a planta por volta das 7h30min da manhã e foi somente às 11h30min que eles conseguiram retirar as raízes da terra. Além do árduo trabalho, foi necessário emprestar um trator de um vizinho para literalmente rebocar a planta até a casa.
Em entrevista ao G1 de Santa Catarina, eles contam que a decisão em retirar aconteceu depois que uma ventania quebrou vários galhos do pé de mandioca.
Otávio e Wilma, então, resolveram arrancar a planta depois de sete anos de cultivo. “Já tinha sete anos. Com a quebra da galhada, achei que poderia apodrecer", contou Otávio.
Além do peso elevado, o pé de mandioca ainda apresentava raízes extensas que mediam 1,1 metro e 1,54 metro. Somando todas a raízes, o tubérculo chega a medir 2,3 metros de cumprimento.
Otávio e Wilma, os quais mantém uma propriedade juntos, contaram que para calcular o peso total foi necessário somar o peso da raiz-mãe que tinha 47 quilos com a segunda, de 19, e depois adicionar o peso de outras menores, chegando ao total de 112 quilos.
O casal concedeu entrevista nessa terça-feira, 2, e revelou que já cortou o pé de mandioca e separou as partes boas das que não devem ser utilizadas, restando 62 kg do alimento.
Confira notícias relacionadas