Nossa Senhora Aparecida: história e oração da padroeira do Brasil

A devoção à santa é celebrada no dia 12 de outubro, feriado nacional desde 1980. Sua imagem oficial está na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida teve a primeira igreja em sua homenagem em 1743, quando o padre José Alves Vilela e alguns devotos de Guaratinguetá, em São Paulo, construíram uma pequena capela aprovada para louvor à imagem da santa pelo Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João da Cruz.

Apesar dessa ser a primeira igreja oficial dedicada à santa, a história da devoção do povo católico brasileiro por Nossa Senhora começou alguns anos antes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A programação do Santuário para quarta-feira, dia 12 de outubro (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida, é encontrada nas redes sociais da paróquia.

Nossa Senhora da Assunção: ENTENDA devoção à santa

Nossa Senhora Aparecida: imagem da santa foi encontrada nas águas do Rio Paraíba

Em 1717, três pescadores da cidade de Guaratinguetá foram encarregados de conseguir o peixe para o banquete em homenagem a Dom Pedro de Almeida e Portugal Vasconcelos e ao Conde Assumar, o então governador da capitania de São Paulo e Minas Gerais.

Os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, após diversas tentativas para conseguir algum peixe, tiraram das águas uma imagem de Nossa Senhora que havia se enroscado na rede de pesca. A imagem surgiu em dois pedaços: primeiro o corpo, e depois a cabeça.

A história conta que os pescadores vinham sofrendo para encontrar peixes e após encontrarem a imagem da santa, eles conseguiram boas pescas, com uma abundância de peixes.

A imagem foi deixada na casa de Domingos, onde foi construído um pequeno altar para agradecer à santa pelo “milagre dos peixes”. A partir desse evento, os moradores da região se reuniam todos os sábados para rezarem o terço católico.

Em 1929, o Papa Pio XI declarou oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Início da doutrina de Nossa Senhora no Brasil

A consagração da santa como padroeira do Brasil foi um evento de forte influência para a propagação da fé em Nossa Senhora Aparecida em comunidades católicas por todo o país.

Segundo Dom Anderson Guisolphi, doutor em história pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e secretário do Mestrado em História da Universidade Federal da Fronteira do Sul, antes do evento já existiam manifestações de devoção à santa, mas foi a partir da década de 30, no governo de Getúlio Vargas, que houve a consolidação desta fé.

Em entrevista ao O POVO, Dom Anderson fala que no início dos anos 20 existiu um crescimento das manifestações da religião católica, com os congressos marianos e congressos eucarísticos. Com essas ocorrências, o Brasil ficou em evidência para os congressos católicos internacionais, o que fez com que a Igreja Católica estabelecesse cada vez mais dioceses pelo interior das cidades.

Desde então, a devoção à Nossa Senhora só se fortaleceu. Dom Anderson reforça que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e, portanto, de todos os brasileiros. A fé na santa “vai muito além dos católicos”, as práticas devocionais “reconvertem em diversas realidades eclesiásticas, em diversas igrejas católicas, romanas, ortodoxas, anglicanas, brasileiras”.

Nossa Senhora Aparecida: a devoção à santa no Ceará

Assim como no restante do Brasil, a comunidade católica do Ceará se tornou devota à Nossa Senhora Aparecida. O diácono da arquidiocese de Fortaleza, Josenilton Brito Vera, afirmou que os fiéis do estado se sentiram “interpelados” a construir uma pequena capela dedicada à santa.

A capela, construída nos anos 50 no bairro do Montese, se tornou o espaço de celebração da festa de Nossa Senhora Aparecida para os católicos de Fortaleza. Na década de 60, o espaço foi erigido como paróquia. Josenilton comenta que, hoje em dia, os fiéis “chegam de toda parte do Ceará para agradecer as graças recebidas.”

O Diácono reforça, em sua fala, a importância da imagem de Nossa Senhora para os Católicos: “Encontramos em Maria, com o título Nossa Senhora Aparecida, uma mulher que em tudo desejou realizar a vontade de Deus, disse sim para a missão de ser a Mãe do Salvador, Jesus Cristo.”

Oração de consagração à Nossa Senhora Aparecida

"Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado aos vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos a minha língua, para que eu vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número dos vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo da vossa proteção. Socorrei-me em minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora da minha morte.

Abençoai-me, ó Celestial Cooperadora e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minhas fraquezas, afim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu e por toda eternidade. Amém."

Círio de Nazaré: CONFIRA origem do evento religioso do Pará

Mais sobre Nossa Senhora Aparecida

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nossa senhora aparecida nossa senhora aparecida historia nossa senhora aparecida oracao padroeira do brasil santa nossa senhora aparecida feriado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar