Com 700 kg de carne e 400 kg de farinha, arraial de Roraima prepara a "maior paçoca do mundo"

A ideia é que a receita chegue a 1.100 quilos, superando os recordes anteriores do arraial

A "maior paçoca do mundo" começou a ser preparada para ser servida gratuitamente ao público de Boa Vista, Roraima, no próximo sábado, 18, no arraial Boa Vista Junina 2022.

A produção da comida é feita à base de carne seca e farinha amarela, e este ano a expectativa é bater o recorde de 2019 e chegar próximo a 1.100 quilos. A pesagem será feita ao vivo neste sábado às 18h e a iguaria será servida a partir das 19h. As informações são do portal G1. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A iguaria, considerada um dos principais pratos típicos da cultura indígena no Brasil, levará 700 kg de carne seca, 400 kg de farinha amarela, 40 litros de óleo e 80 kg de cebola. Embora leve o nome de "maior paçoca do mundo", o recorde não é oficialmente registrado.

Com investimento de R$ 60 mil, o preparo deve levar cerca de três dias e conta com uma equipe de 12 profissionais liderada pelo chef de cozinha Daniel Mangabeira, que foi responsável pelo preparo da paçoca gigante em 2015, quando meia tonelada foi servida ao público do arraial.

O preparo da paçoca começou na quarta-feira, 15, com o recebimento da carne. Após ser desossada, ela é cortada em pedaços pequenos e levada à área do forno a lenha para a segunda fase do processo.

De um lado, ela é dessalgada, e do outro, frita. Logo após, é triturada com a farinha em uma máquina.

Devido à pandemia da covid-19, esse ano a forma de distribuição será diferente das edições anteriores: a população vai receber a paçoca em uma embalagem lacrada, visando maior higiene e evitando o manuseio constante de quem vai servir.

A história da maior paçoca do mundo

A "maior paçoca do mundo" foi servida pela primeira vez em 2015, quando a receita chegou a meia tonelada e simbolizou o 'bolo' de 15 anos do arraial Boa Vista Junina, um dos maiores da região amazônica.

Em 2016, foram 775 quilos do paçocão. No ano seguinte, foram servidos 856 quilos. No ano de 2018, veio um novo patamar e a receita alcançou 1,023 quilos. Em 2019, o recorde atual foi atingido: a paçoca pesou 1,050 quilos.

Nos anos de 2020 e 2021 o arraial não foi realizado por causa da pandemia. Este ano, com a volta da festa, a expectativa é alcançar um novo recorde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

paçoca são joão arraial boa vista roraima recorde brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar