Criança com anomalia rara nasce com dois pênis e faz cirurgia para retirada de um

Conforme detalhamento dos médicos, a criança tinha duplicação peniana completa. O menino sofre de uma anomalia rara chamada de difalia

Um estudo publicado na revista científica Journal of Pediatric Urology em março último traz o caso de um menino que nasceu com dois pênis. Ele sofre de uma anomalia rara chamada de difalia. A criança passou por um procedimento cirúrgico em São Paulo para fazer a retirada de um dos órgãos.

Os médicos decidiram por remover o órgão esquerdo, que era o maior. “Realizamos meatotomia no pênis esquerdo para inserir o cistoscópio e confirmamos a uretra de terminação cega. Decidimos remover este pênis. Foi totalmente desenluvado e preso e retirado os corpos na base”, diz trecho do documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No artigo, eles destacam que cada caso deve ser analisado individualmente "considerando as anomalias associadas, com o objetivo de obter resultados funcionais e estéticos satisfatórios".

Essa anomalia atinge uma a cada 5,6 milhões de crianças nascidas vivas. No documento, consta que “a difalia pode ter três apresentações: apenas a duplicação da glande, a difalia bífida e a difalia completa (dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso para cada pênis)”. No caso da criança tratada pelos médicos, cada pênis apresentava apenas um corpo cavernoso.

Os pesquisadores autores do estudo são: Antonio Macedo Jr, Sergio Leite Ottoni, Paula Cartaxo Barros Camilato, Hugo Santiago Crespo Ganchozo, Gilmar Garrone, Ricardo de Mattos Marcondes e Marcela Leal da Cruz. Todos pertencentes à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

difalia anomalia rara são paulo criança anomalia rara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar