Novo golpe: usuários de telefonia móvel recebem ligações do próprio número

Criminosos podem estar usando um recurso para falsificação do número original para aplicar golpes e obter informações como dados, senhas e tokens

Usuários de telefonia móvel têm relatado o recebimento de ligações do próprio número nesta semana. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esse tipo de chamada tem características de fraude. Por meio dessas ligações, criminosos usam um recurso de falsificação da numeração original para criar alguma engenharia social e obter informações, dados, senhas, tokens de aplicações. Portanto, a Anatel recomenda que o consumidor não atenda as ligações.

Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, explica a fraude do telefone clonado. “Muitos técnicos disseram que isso é impossível que aconteça, no entanto, muitas pessoas têm nos procurado para dizer que receberam ligações do próprio número”, disse em entrevista às jornalistas Letícia Lopes e Germana Pinheiro, da rádio O POVO CBN.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Capez, isso pode se tratar de uma falha operacional do sistema ou pode ser um golpe, mas as pessoas não precisam se desesperar e não devem atender a ligação. Ele ressalta ainda que atender esse tipo de chamada não significa dizer que o golpe foi concretizado.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Golpes celulares ligações do próprio número Anatel Procon

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar