Golpe do falso consignado: veja como suspeitos agiam para enganar vítimas em Fortaleza

Este é o terceiro grupo preso no Ceará com o mesmo esquema de estelionato; Polícia alerta para os riscos ao se acreditar em falsas restituições

Dois cariocas, Rafael Ferreira Cândido e Iass Custódio Marinho, de 26 anos, e a cearense Ana Beatriz da Silva Sousa, de 20 anos, foram presos nessa terça-feira, 19, na sede da empresa Marin Consultoria. O local é suspeito de aplicar um golpe conhecido como “golpe do falso consignado” em Fortaleza.

LEIA TAMBÉM | Motorista de van é executado durante transporte de passageiros em Aiuaba

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vítimas que possuíam empréstimos anteriores relataram que receberam telefonemas em que um atendente se passava por funcionário de uma empresa que trabalha para o INSS. O suposto funcionário informava que a pessoa tinha pagado juros exorbitantes e que, por conta disso, o INSS iria restituir esses valores.

Enganada pelos estelionatários, a vítima se dirigia à empresa, localizada na avenida Dom Luís, 807, na Aldeota, e disponibilizava seus documentos para receber o pagamento do INSS, mas a surpresa chegava dias depois: um outro empréstimo havia sido feito em seu nome.

O delegado-adjunto da Delegacia de Defraudações e Falsificações, Carlos Teófilo, explicou em coletiva de imprensa nesta terça, 20, que o esquema já é conhecido pela Polícia e que o grupo preso pode ter envolvimento com outros dois deflagrados anteriormente.

LEIA TAMBÉM | Ministério Público investiga Prefeitura de Morada Nova por suspeita de fraudes em licitações

Ao ser interrogada, Iass Marinho, que consta como a dona da empresa Marin Consultoria, afirmou não saber o que a empresa fazia e que não sabia onde estava o dinheiro das vítimas, pois uma outra empresa terceirizada era responsável pelas finanças.

Durante a investigação, a Polícia encontrou cerca de 25 contratos assinados pela dona da empresa. "Eles utilizavam esses contratos para dar um ar de legalidade ao esquema", disse o delegado.

A empresa funcionava desde julho deste ano. A Polícia acredita que o grupo faça parte de uma organização maior, com origem no Rio de Janeiro. 

Com informações da repórter Angélica Feitosa

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

segurança crime golpe do falso consignado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar