TSE abre inquérito para investigar ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas

Procedimento administrativo foi autorizado na noite desta segunda-feira, 2, por unanimidade, pelo plenário do Tribunal

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta segunda-feira, 2, a abertura de inquérito administrativo e notícia-crime para investigar a conduta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação aos recentes ataques às urnas eletrônicas. A decisão ocorre após o fim do prazo de 15 dias para que o presidente apresentasse provas ao TSE sobre supostas fraudes nas eleições de 2018.

Como não foi enviada nenhuma documentação ao órgão até esta segunda, data limite, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Ministro Luís Felipe Salomão, pediu a abertura de um novo procedimento. A decisão foi levada ao pleno, no começo da noite, e aprovada por unanimidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Apoiadores de Bolsonaro em Fortaleza fazem ato a favor do voto impresso

O novo inquérito terá abrangência maior em relação à investigação anterior. Trecho do documento especifica que o objetivo é “apurar fatos que possam configurar abuso do poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação social, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda extemporânea, relativamente aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das Eleições 2022”.

Por decisão do corregedor, a investigação será conduzida em caráter sigiloso. No andamento do inquérito, poderão ser adotadas medidas cautelares para a colheita de provas, como oitiva de autoridades e alvos da investigação e realização de perícias técnicas. Ainda não há prazo para a conclusão do trabalho investigativo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BOLSONARO URNAS ELETRÔNICAS VOTO IMPRESSO INQUÉRITO TSE VOTO AUDITÁVEL

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar