PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Instalação de "Estátua da Liberdade" de 35 metros em loja da Havan em São Luís revolta população

De acordo com o texto da petição, São Luís é uma cidade tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ainda, a população da Capital não teria sido consultada quanto à implantação da estátua

22:54 | 20/07/2021
O monumento teria cerca de 35 metros  (Foto: Havan/Reprodução)
O monumento teria cerca de 35 metros (Foto: Havan/Reprodução)

A construção de uma réplica da Estátua da Liberdade pela rede de lojas Havan, em São Luís, foi alvo de movimento virtual contrário à instalação. Na tarde desta terça-feira, 20, a petição online já reunia cerca de 3.320 assinaturas que solicitavam que a Justiça do Maranhão impedisse a construção. O monumento teria em torno de 35 metros e seria instalado nas proximidades da unidade da loja, pertencente ao empresário bolsonarista Luciano Hang, prevista para inaugurar até o fim de agosto.

A atriz maranhense Claudiana Coutrim, divulgou vídeo, nesta segunda-feira, 19, realizando a leitura do manifesto. “Alguém consegue imaginar uma Estátua da Liberdade em Olinda, Ouro Preto ou Diamantina? Não dá. A exemplo de São Luís, são cidades tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em qualquer um desses sítios urbanos, instituições como o Iphan reagiriam com rigor”, dizia a petição.

De acordo com o texto, a população de São Luís não teria sido consultada quanto à implantação da estátua, que adorna a fachada de algumas lojas da rede no Brasil. “Sem que a população da capital maranhense tenha sido consultada a respeito, a loja de varejo Havan está erguendo esse monumento à cafonice, ao mau gosto, em plena avenida que leva o nome de Daniel de La Touche, o navegador que deu por inaugurada a França Equinocial no Brasil, em 1612”, detalha.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a loja da Havan em São Luís está em estágio bastante acelerado. O empreendimento teria em torno de 70 metros de fachada e 130 de profundidade. No projeto da construção estão incluídos dois pisos, estacionamento coberto e praça de alimentação.

Márcio Jerry, titular da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano de São Luís, criticou o empresário Luciano Hang, conhecido como o “véio da Havan”. “Só um imbecil absoluto como esse tal de véio da Havan para querer instalar na histórica e bela São Luís uma réplica da Estátua da Liberdade. A Ilha Rebelde não aceitará a estupidez cafona”, afirmou. Márcio Jerry, no entanto, não mencionou o que poderia ser feito judicialmente para impedir a instalação.

TAGS