Bolsonaro faz declaração racista sobre cabelo crespo de apoiador: "Criador de baratas"

Jair Bolsonaro também indagou sobre quantas vezes o rapaz lavava seu cabelo. Essa não é a primeira vez que o presidente faz declarações de cunho racista para apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou comentário de cunho racista sobre cabelo crespo de um apoiador. O caso ocorreu nesta quinta-feira, 8, durante a saída do governante do Palácio do Alvorada, em Brasília. Bolsonaro teria comparado o cabelo a um "criador de baratas". Além disso, indagou ao apoiador quantas vezes por mês o cabelo era lavado. O rapaz, no entanto, demonstrou não se incomodar com a fala.

"Olha o criador de baratas aqui. Você não pode tomar Ivermectina, vai matar todos os seus piolhos", disse. O medicamento Ivermectina, mencionado pelo presidente, é um vermífugo. Bolsonaro costuma defender o uso do fármaco para tratar e prevenir a Covid-19. No entanto, o vermífugo é comprovadamente ineficaz contra a doença.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

As imagens registradas foram divulgadas pelo canal "Foco do Brasil", no YouTube. No vídeo, é possível escutar o apoiador dar risada. O rapaz também reforçou, que o presidente podia "brincar" sobre seu cabelo. "Da outra vez que vim aqui, uma emissora falida fez uma matéria totalmente ridícula pela brincadeira que o senhor fez. Até porque o senhor tem intimidade. Quem nunca teve piolho? Então assim, só para frisar que o presidente tem essa intimidade para brincar, da mesma maneira que ele também dá liberdade para o pessoal brincar", continuou o apoiador.

O rapaz justificou aceitar a fala por não se considerar vitimista. “Dizer que eu não sou um negro vitimista, e dizer que tudo que eu conquistei na vida hoje e que estou conquistando é por causa de trabalho e meritocracia. Nada me difere de uma pessoa branca, como eles querem separar. (...) Como está gravando, vou avisar: ele [Bolsonaro] pode brincar, viu?”, completou. Após a fala do apoiador, Bolsonaro perguntou: "Tu lava esse cabelo quantas vezes por mês?". O rapaz, em seguida, responde: "Por mês não, por semana".

Bolsonaro já havia feito declarações de cunho racista em frente a apoiadores. Em 6 de maio, o presidente disse estar vendo uma barata no cabelo crespo de um rapaz. De acordo com o portal Uol, na ocasião, Bolsonaro já havia observado o rapaz e olhou para um de seus seguranças, como forma de chamar a atenção para o cabelo. Ambos riram.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsonaro racista bolsonaro cabelo apoiador bolsonaro criador baratas apoiador bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar