Em carta, empresários do Ceará e mais dois estados pedem volta do horário de verão

Segundo o documento destinado ao presidente Bolsonaro, entidades consideram que, com o horário de verão, setor de turismo e alimentação fora do lar terão mais uma hora para atender clientes

Entidades do setor de turismo e de restaurantes de três estados enviaram um documento ao presidente Jair Bolsonaro e para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, solicitando o retorno do horário de verão ainda em 2021. País passa por debates sobre crise hídrica e risco de racionamento de energia.

Segundo a carta, a lógica é que, quando os relógios de algumas regiões são adiantados em uma hora, “as atividades ligadas ao turismo contam com uma hora a mais ainda durante o dia para receber turistas e clientes tradicionais”. O documento entregue ao presidente também considera que o horário diferenciado não gera grandes reduções no consumo de energia elétrica, mas estimula a adoção de novos hábitos de consumo e reflete positivamente para os estabelecimentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - uma das entidades que assina a carta -, a mudança poderia favorecer o setor produtivo do País e ajudar na retomada econômica. 

"Enxergamos ser uma equação ganha, alinhada com a situação. Estamos vivendo um momento duro na pandemia quanto também um momento perigoso da falta de energia. Participar desse movimento é favorável para a sociedade e para socorremos o setor de turismo e o setor de alimentação fora do lar", detalha Paulo.

Assinam o documento os dirigentes da Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Estado do Paraná (Feturismo), a Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade do Estado da Bahia (FeTur-BA), a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (Fhoresc), a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) e a Abrasel. 

Ainda de acordo com a recomendação, o atual cenário dos reservatórios de hidrelétricas do País vem alarmando a sociedade e o Governo Federal. “Isso impacta não só no consumo, já que o racionamento se faz mais do que urgente, como também no bolso, visto que a conta de energia deve subir”, escrevem na carta os membros do setor do turismo, composto por hotéis, bares, restaurantes, cadeia produtiva de eventos.

O horário de verão foi abolido em abril de 2019, por decreto de Bolsonaro.

Com informações do Correio 24h

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

horário de verão horario de verao economiza energia bolsonaro acaba com horário de verao quem tirou horario de verao horário de verão 2021 no Brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar