Índice de infelicidade dos brasileiros é o maior dos últimos cinco anos

Depois da Turquia, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking do índice de mal-estar entre 38 países. Em terceiro lugar, está a Espanha, seguida por Colômbia, Grécia e Chile

No ranking que mede o mal-estar de 38 países, o Brasil ocupa a segunda colocação, com alta taxa de desemprego e inflação crescente. O País possui 19,83% de desconforto socioeconômico, de acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre-FGV) divulgado nesta semana. A Turquia está em primeiro lugar, com 26,28%.

LEIA MAIS | Powell descarta elevação preventiva de juros e vê inflação atual como temporária 
Dirigente do Fed admite inflação alta, mas defende contínuo apoio monetário

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em terceiro lugar no ranking, está a Espanha, com 16,09%, seguida pela Colômbia, com 15,63%, Grécia, com 14,08% e Chile, com 13,42%. A listagem dos países relaciona membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que compreende economias avançadas e o Brasil. Quanto maior o índice de desconforto apresentado, pior é a taxa.

No primeiro trimestre de 2021, o índice de infelicidade atingiu o pior patamar dos últimos cinco anos, tendo sido também registrado em 2016, momento em que o país enfrentava uma grave recessão econômica. O índice é medido através da soma das taxas de inflação e de desemprego.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Daniel Duque, a situação do País é preocupante, pois o indicador brasileiro vem piorando ao longo do tempo, diferente da Turquia, líder do ranking. O índice apresentou piora especialmente durante a segunda onda da pandemia pelo novo coronavírus.

“A pandemia, sem dúvidas, tem um impacto profundo no índice de desconforto socioeconômico dos brasileiros, tendo em vista o crescimento das taxas de desemprego e alta da inflação”, completa Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de departamento pessoal para pequenas e médias empresas.

“Embora o PIB do País esteja voltando a crescer, os efeitos negativos sobre a economia vão perdurar por um bom tempo”, finaliza Thomas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ÍNDICE DE INFELICIDADE RANKING QUE MEDE O MAL-ESTAR 38 PAÍSES BRASIL OCUPA O 2º LUGAR DESCONFORTO SOCIOECONÔMICO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar