Plataforma 99 lança inteligência artificial para proteger passageiras sob risco de assédio

A proposta da plataforma é usar Inteligência Artificial para detectar cenários de risco e enviar até as passageiras somente motoristas mulheres ou mais bem avaliados.

A plataforma de transporte de aplicativo 99 Pop anunciou uma nova ferramenta que tem o propósito de proteger passageiras sob risco de assédio. A inteligência artificial (IA) identifica passageiras em situações de maior risco de assédio e enviam a elas somente motoristas mulheres ou os condutores mais bem avaliados.

COMO FUNCIONA?

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Chamadas de Pítia e Atena, as tecnologias têm caráter preventivo. Os dois algoritmos mapeiam corridas solicitadas por mulheres em situação identificadas como de maior vulnerabilidade, como viagens à noite, mais longas, chamadas por terceiros, ou partindo de regiões com bares e casas noturnas.

Em seguida, os algoritmos analisam os motoristas nas redondezas e atribuem uma pontuação a cada um, baseado em fatores como gênero, nota na plataforma e quantidade de reclamações. Esse processo é feito em milésimos de segundo e, com as informações coletadas, Pítia e Atena começam a agir.

Pítia faz o envio para passageiras mulheres apenas dos motoristas com maior pontuação de segurança. Enquanto isso, Atena oferece uma camada de conscientização, enviando vídeos e textos aos motoristas antes do embarque das passageiras. A orientação dada é sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito, além de oferecer dicas de como agir.

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DEPOIS DAS CORRIDAS

A empresa também lança Ártemis, uma IA rastreadora de comentários. Ela foi desenvolvida com consultoria da organização voltada para empoderamento feminino Think Eva e identifica automaticamente denúncias de assédio deixadas nos comentários após as corridas, banindo agressores e direcionando atendimento humanizado às vítimas.

COMO FUNCIONA?

Quando uma viagem acaba, motoristas e passageiros são convidados a avaliar um ao outro, com estrelas e comentários. De acordo com a empresa, a inteligência artificial lerá esses comentários e conseguirá identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios.

São identificados contextos onde eles estão inseridos, a IA saberá que o comentário "o motorista foi um nojento pois ficou me perguntando coisas inadequadas" pode ser um caso de assédio, enquanto "o carro estava sujo, muito nojento" não. 

Depois disso, uma equipe especializada faz uma checagem para avaliar os detalhes da ocorrência. A 99 contou que por conta da atuação da Ártemis, são identificadas e banidas, em média, 730 pessoas por semana que cometeram algum tipo de assédio, entre motoristas e passageiros. 

99 promove atualizações em sua plataforma para evitar assédio de passageiras.
99 promove atualizações em sua plataforma para evitar assédio de passageiras. (Foto: Reprodução/ 99)

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Transporte por aplicativo 99 pop inovação segurança para mulheres

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