Morre Bruno Covas, prefeito de São Paulo, aos 41 anos

Com diagnóstico de câncer confirmado enquanto estava no cargo de prefeito de São Paulo, Bruno Covas seguiu na profissão. Nos últimos meses, ele teve um agravamento no quadro clínico e não resistiu

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu na manhã deste domingo, 16, aos 41 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 2 de maio, para realizar exames de sangue, de imagens e endoscópico, com o objetivo de prosseguir o tratamento quimioterápico e imunoterápico. Nessa sexta-feira, 14, a equipe médica que o acompanhava emitiu um boletim e considerou que seu quadro era irreversível. A morte foi às 8h20min, segundo nota oficial. 

O velório de Covas será realizado a partir das 13 horas no edifício Matarazzo, sede da prefeitura, restrito a familiares e amigos próximos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Depois, o corpo deverá seguir em cortejo em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, passando por vias como a praça Ramos de Azevedo e a avenida Paulista, em direção a Santos, cidade natal do prefeito, onde ele será enterrado.

LEIA MAIS | Governador Camilo Santana lamenta morte de Bruno Covas

+ Prefeito de Fortaleza lamenta morte de Bruno Covas: "espírito público"

Luta contra o câncer

 

Em outubro de 2019, quando realizava exames para investigar o surgimento de uma trombose, Covas descobriu que tinha câncer e passou a lutar contra a doença. Foram identificadas a presença de três tumores: um no fígado, um na cárdia (a transição entre o estômago e o esôfago) e outro nos gânglios linfáticos. Com o tratamento, dois dos tumores chegaram a desaparecer, mas o do fígado ainda persistia.

Em fevereiro deste ano, os médicos identificaram um novo tumor em seu fígado, e ele precisou retornar à quimioterapia. Ao longo dos meses, a doença se mostrou mais agressiva, e, em abril, as complicações debilitaram ainda mais a saúde do prefeito. Ele chegou a pedir licença de 30 dias da prefeitura de São Paulo no mesmo dia em que foi internado pela última vez.

Mesmo com o quadro avançado, ele continuava demonstrando otimismo. “Continuo a lutar aqui no hospital. Sem baixar a cabeça e sem perder minha motivação. Muita força, foco e fé. E espero logo estar junto de vocês para agradecer por todo carinho”, escreveu em uma postagem nas redes sociais no último domingo, 9, junto à foto que aparecia sorrindo com roupas do hospital.

Já como prefeito, em 2019, ele não desistiu de continuar na gestão municipal. Com autorização dos médicos, seguiu na função, mesmo durante as sessões de quimioterapia. “Os médicos vieram perguntar qual grau de transparência eles deveriam dar, e eu falei: 100%. A população tem o direito de saber como está a saúde do seu prefeito”, disse em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em janeiro de 2020.

Relembre a trajetória do político

 

Neto de Mário Covas, ex-governador de São Paulo, Bruno também escolheu a carreira política para sua vida. Natural da cidade de Santos, ele se formou em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP), e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A entrada dele na política aconteceu em 2006, quando foi eleito deputado estadual de São Paulo, com 122 mil votos.

Durante a carreira, ele foi presidente nacional da juventude do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e se tornou Secretário do Meio Ambiente na gestão de Geraldo Alckmin. Com primeiro cargo eletivo no poder Executivo, integrou a chapa de João Doria e foi eleito vice-prefeito de São Paulo em 2016, assumindo a prefeitura dois anos depois, após a renúncia de Doria.

Em março de 2020, Covas liderou a cidade quando surgiram os primeiros casos da pandemia do novo coronavírus em São Paulo. Desde cedo, ele assumiu a postura de recomendação de medidas preconizadas por cientistas e tomou atitudes para combater a pandemia, como a construção de hospitais de campanha. “O pior ainda está por vir. Vamos fazer tudo o que for possível para que a gente não tenha em São Paulo o que se verifica pelo mundo, de Equador a Nova York”, disse em entrevista coletiva em abril.

Em outubro do mesmo ano, ele bateu Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno das eleições e foi reeleito prefeito de São Paulo com 59,4% do total de votos. Na disputa, Covas ficou em primeiro lugar em todas as 58 zonas eleitorais da cidade pela primeira vez na história. O político que havia ficado mais perto desse feito foi Celso Pitta (PPB), em 1996, que perdeu em apenas uma das zonas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prefeito bruno covas morreu prefeito de são paulo morreu morte prefeito de são paulo cancer bruno covas estado de saúde bruno covas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar