Xuxa se desculpa por fala sobre testes científicos em presidiários

No vídeo de desculpas, gravado e publicado nas primeiras horas de seu aniversário de 58 anos, Xuxa afirmou ter usado as palavras erradas durante entrevista na noite anterior

A apresentadora Xuxa Meneguel publicou um vídeo na madrugada deste sábado, 27, se desculpando por ter declarado que testes de eficácia de vacinas e medicamentos deveriam ser realizados em presidiários cumprindo penas de longa duração. A afirmação foi feita durante entrevista virtual concedida à Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) sobre proteção dos animais.

Durante o bate-papo, a gaúcha falava de experimentos feitos em animais quando argumentou que as pessoas em cárcere estariam cientes ao se sujeitarem a testes, diferente de bichos. Ela disse que usou produtos testados em animais “quase a vida inteira”, mas mudou de hábito após aderir ao veganismo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No vídeo de desculpas, gravado e publicado nas primeiras horas de seu aniversário de 58 anos, Xuxa afirmou ter usado as palavras erradas durante a entrevista na noite anterior. “Quis falar sobre muitos assuntos e não fugir do assunto dos maus tratos aos animais. Também julguei, maltratei, também usei palavras que não deveriam ter sido usadas, então tô aqui pedindo desculpa a todos vocês”, disse.

Usuários das redes sociais consideraram a fala de Xuxa como desumana em relação às pessoas negras, que compõem parte significativa do sistema prisional brasileiro. De acordo com o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em outubro de 2020, de cada três presos no Brasil, dois são negros. “Não me passou nada disso pela cabeça. Me veio primeiro uma pessoa que estupra uma criança, que fica num presídio [e] poderia pensar em ajudar outras pessoas de alguma maneira [através dos testes científicos]”, disse a apresentadora.

“Me expressei mal. Quem sou eu para dizer que essas pessoas estão ali, que devem ficar ali, morrer ali? E se eu faço isso, eu tô sendo ruim, tanto quanto as outras pessoas que também maltratam outras vidas. E mais uma vez, vamos pensar em alguma maneira que a gente possa fazer para não maltratar os animais ou maltratar a vida, o ser humano, quem é vivo”, finalizou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

xuxa desculpa testes presidiários xuxa pede desculpas instagram XUXA APOIA TESTES PRESIDIÁRIOS TESTES CIENTÍFICOS PESSOAS CONDENADAS ENTREVISTA XUXA MENEGUEL

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar