PUBLICIDADE
Brasil
Noticia

William Bonner desabafa no JN sobre fake news: "Estamos esgrimando com loucos"

Âncora defendeu o jornalismo profissional durante programa de ontem, 14. Momento aconteceu antes da divulgação dos dados do consórcio de veículos de imprensa sobre a pandemia.

10:50 | 15/01/2021
Jornalista pediu atenção aos telespectadores (Foto: Reprodução/TV Globo)
Jornalista pediu atenção aos telespectadores (Foto: Reprodução/TV Globo)

O apresentador do Jornal Nacional (JN) William Bonner fez um desabafo ao vivo no Jornal Nacional, programa da TV Globo. Na noite dessa quinta-feira, 14, o âncora defendeu jornalismo profissional e fez críticas ao gerenciamento da pandemia no Brasil. Bonner ressaltou a dificuldade de informar notícias no jornal em meio a onda de informações falsas e ressaltou que os profissionais estão "esgrimando com loucos".

O momento aconteceu antes do colega de bancada Alan Severiano informar os dados do consórcio de veículos de imprensa sobre a Covid-19, apuração feita diariamente. "Você já sabe o que vai acontecer agora. Mas eu queria só lembrar que se nós fazemos isso todo dia é porque nós estamos cumprindo um dever profissional. Nós aqui e todos os jornalistas do planeta Terra", começou.

"Nesse momento, infelizmente, além de dar as notícias, de trazer as informações corretas, nós estamos esgrimando com loucos, com irresponsáveis, com gente que é capaz de entrar num WhatsApp da vida e sair espalhando mentira a bel-prazer, mas as mentiras mais absurdas, crendices", comentou. " Tem gente que faz isso investido de cargo público. Tem gente que faz isso sistematicamente. Mas a gente aqui, nós jornalistas profissionais, nós não vamos desistir, porque esse é o nosso dever profissional".

Antes de Alan mostrar os dados, William Bonner pediu atenção aos telespectadores para a notícia a ser apresentada pelo colega. "Elas foram colhidas por um consórcio de veículos da imprensa, empresas, independentes da imprensa, se juntaram para oferecer para você em diversos meios e veículos, números e informações confiáveis como essas que o Alan vai trazer agora. E ele tem uma notícia péssima para trazer para você: a média de casos da pandemia do Brasil também bateu um recorde". A notícia era que o Brasil voltou a ter média de mil mortes por dia.

Após o desabafo, o nome de William Bonner e do Jornal Nacional ficaram entre os assuntos mais comentados da noite de ontem, 15.

Bonner vem diariamente noticiando dados e informações sobre a Covid-19 no programa. A Rede Globo já interrompeu anteriormente sua programação com um plantão assim que os números do Ministério da Saúde foram atualizados com os números de infectados e de mortos pelo coronavírus no País. O fato aconteceu após Bolsonaro afirmar que a divulgação dos dados passou a ser atrasada propositalmente para não aparecer no JN.