PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

O que levar no dia da prova do Enem?

Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 (Enem 2020) ocorre nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. O uso da máscara é obrigatório. Confira o que levar no dia da prova

18:16 | 12/01/2021
Água mineral (garrafa transparente e sem rótulo) é recomendado levar para o dia da prova do Enem (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Água mineral (garrafa transparente e sem rótulo) é recomendado levar para o dia da prova do Enem (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) tem início neste domingo, dia 17 de janeiro de 2021 (17/01). Confira o que levar no dia da prova:

É obrigatório levar para o local de prova os seguintes itens: documento de identidade original com foto, caneta esferográfica de material transparente e tinta preta, e máscara de proteção. É recomendado levar mais de uma máscara, caso seja necessário realizar a troca, e também mais de uma caneta, para evitar problemas com vazamento de tinta ou mal funcionamento. Não é necessário levar o cartão de confirmação, mas é fortemente recomendado.

Podem ser levados também, nos dias da prova, água mineral (em garrafa transparente e sem rótulo) e lanches. A recomendação é levar uma garrafa grande, de 1,5 litro, para evitar ter que sair da sala para enchê-la. Em relação a alimentos, o ideal é que sejam comidas leves, que não causem desconforto no estômago, sem cheiro forte e com embalagem que não faça barulho.

LEIA MAIS: Confira todas as informações que você precisa saber antes de fazer a prova

Apesar de não ser proibido levar mochilas, bolsas e aparelhos de celular, é recomendado evitar estes itens. Mochilas e bolsas serão revistadas ao entrar no local de prova e ficarão guardadas separadamente, enquanto celulares devem estar desligados e, se possível, com a bateria removida - ele será guardado junto com outros itens pessoais como chaves e carteiras em um envelope lacrado. Caso o aparelho seja acionado, por um alarme disparando ou uma ligação, o candidato será desclassificado.

O que é obrigatório levar no dia do Enem?

Cartão de Confirmação da Inscrição;
Máscara de proteção contra o Covid-19;
Documento original com foto (identidade, boletim de ocorrência, CTPS ou CNH);
Caneta esferográfica fabricada em material transparente e de tinta preta;

O que PODE levar no dia do Enem?

Água mineral (garrafa transparente e sem rótulo);
Lanche (alimentos básicos e evite barulho);
Mochila e bolsas (serão vistoriadas);
Aparelho de celular (ao entrar na sala, desligue o celular e tire a bateria);

O que NÃO PODE levar no dia do Enem?

Lápis, borracha, fone de ouvido, régua, calculadora, caneta de outra cor e similares;
Artigos de chapelaria, relógio e óculos escuro;

LEIA MAIS: Veja todos os temas que já apareceram na redação

Medidas sanitárias do Enem

Em um cenário de pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retificou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e inseriu o uso obrigatório da máscara (proteção individual). Além disso, o Inep aumentou o número de salas de aplicação para evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

LEIA TAMBÉM: Enem 2020: como calcular a nota?

Datas da prova do Enem 2020

As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro para a versão manual. Nesta edição, será implementada a versão digital nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021. As provas estavam previstas para novembro deste ano, mas foram adiadas em virtude da pandemia do novo coronavírus em todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM: Saiba qual foi o tema da Redação do Enem 2019

Estrutura da prova do Enem

4 provas objetivas, com 45 questões cada:

Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Ciências humanas e suas tecnologias.
Ciências da natureza e suas tecnologias.
Matemática e suas tecnologias.
1 redação, de no máximo 30 linhas:

Texto dissertativo-argumentativo desenvolvido a partir de uma situação-problema.