Ministro da Educação diz que é "minoria barulhenta" que pede adiamento do Enem

Milton Ribeiro deu entrevista à rede CNN Brasil na manhã desta terça, 12, e garantiu realização da prova

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será adiado e que apenas uma "minoria barulhenta" é contra a realização da prova. “Não vamos adiar o Enem. Primeiro porque tomamos todos os cuidados de biossegurança possíveis. Queremos dar tranquilidade para você que vai fazer a prova, assim como aconteceu no domingo (10), em menor proporção, claro, no exame da Fuvest”, disse Ribeiro em entrevista à CNN nesta terça, 12.

Ribeiro disse que o adiamento da prova é pedido por uma minoria. “Uma minoria, barulhenta, mas minoria. Neste ano, colocamos muito mais recursos para alugarmos mais salas, para haver o distanciamento preconizado pelas autoridades sanitárias.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Citando um trecho dos Provérbios da Bíblia, o ministro afirmou que “a esperança que se adia adoece o coração” e que o governo não pode fazer isso com os estudantes e suas expectativas. “É bom eu aproveitar essa oportunidade para dizer que um semestre a menos, se perdermos o Enem, vai atrapalhar toda a programação de acesso dos estudantes às escolas federais e públicas”, continuou.

Sobre a morte do diretor do diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), general Carlos Roberto Pinto de Souza, o ministro disse tratar-se de uma situação lamentável para todos: “Era uma pessoa muito dedicada, muito querida por todos nós. Ele estava internado há alguns dias e registramos isso com pesar. Quero registrar a morte de outro educador, o Antônio Veronezi, muito amigo meu, muito dedicado, que faleceu de Covid-19. Mas a vida continua, não podemos parar. Temos que seguir em frente.”

As informações são da CNN Brasil. 

O Enem está agendado para 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

LEIA TAMBÉM | Responsável pelo Enem morre por Covid-19 diante de impasse do adiamento da prova por causa da pandemia 

Retorno às aulas

Sobre a questão da volta às aulas mesmo com a piora dos índices da pandemia do novo coronavírus, Ribeiro disse que em relação às crianças a questão é mais tratada por estados e municípios, “embora o MEC tenha transferido mais de R$ 600 milhões para 119 mil escolas comprares álcool gel e EPIs". “A criança, o retorno dela, tem que ser mais cuidadoso porque ela não tem tanto juízo, em tese, e quer abraçar o amiguinho, dividir o lanche. A criança precisa ser mais monitorada”, afirmou.

Já o jovem, segundo Ribeiro, "tem noção de distanciamento social, do que deve fazer, dos cuidados que deve ter para evitar a disseminação da pandemia". "Emitimos uma cartilha de protocolo e biossegurança tanto para escolas de educação básica quanto de ensino superior", disse.

LEIA TAMBÉM | Professores dão dicas para lidar com a ansiedade às vésperas do Enem

O ministro também comentou uma declaração dada em outubro ao jornal o Estado de S.Paulo, quando afirmou que muitos adolescentes que optam pelo "caminho do homossexualismo (sic)" o fazem por estarem inseridos no que chamou de "famílias desajustadas". "Primeiro, gostaria de dizer que isso faz parte da minha opinião pessoal, não do MEC. Claro que uma pessoa em posição de emitir políticas públicas tem sua visão pessoal, mas nossa visão no MEC é que seguimos a Constituição do Brasil", disse Milton.

Questionado se considerava sua afirmação do ano passado preconceituosa, ele afirmou que tratou-se de um momento de "inexperiência em relação ao cargo": "Sou ministro de todos e vou continuar assim. Emiti uma opinião pessoal, mas isso em nada vai interferir no cuidado, no tratamento que quero dar a toda a população brasileira."

O ministro disse que não mudou sua posição, mas que quer expressar a todos que sua maneira de tratar o assunto vai sofrer grande influência. "Creio que no tratamento público, no trato das coisas públicas, tenho que ter essa evolução", concluiu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ministro da educação milton ribeiro enem adiamento minoria barulhenta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar