Participamos do

Globo quebra silêncio sobre denúncias envolvendo Marcius Melhem em nota no Jornal Nacional

Emissora se pronunciou pela primeira vez sobre o caso, alegando não poder se manifestar abertamente por sigilo com colaboradores, e divulgou endereços na internet com falas dos envolvidos, citando Piauí, Uol e as redes sociais de Dani Calabresa
14:07 | Dez. 09, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cinco dias após reportagem veiculada pela revista Piauí que apresenta relatos de assédio moral e sexual por parte do comediante Marcius Melhem, ex-diretor do departamento de humor da Rede Globo, a emissora carioca se posicionou na edição de terça-feira, 8 de dezembro, do Jornal Nacional.

Em nota, lida ao vivo pelos os apresentadores André Trigueiro e Ana Luiza Guimarães, a Globo afirma prosseguir com investigação criteriosa sobre os casos por meio do setor de compliance da empresa e ressaltou que não poderia se manifestar abertamente sobre as denúncias devido a acordo de sigilo com colaboradores.

Ainda, a emissora divulgou no telejornal e por meio do site G1, links que noticiam sobre o caso - da reportagem da Piauí, com detalhes sobre as denúncias; do site Splash, da Uol, que entrevistou Melhem por uma hora; e das redes sociais de Dani Calabresa, principal envolvida nos relatos, que tem realizado publicações sobre assédio. Decisão foi tomada para dar transparência ao assunto, de acordo com a empresa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões não são tornadas públicas. Apesar desses esclarecimentos, a revista Piauí e outros veículos criticaram a Globo por não se manifestar sobre esse caso específico", disse a Globo, em trecho da nota que foi ao ar no Jornal Nacional, nos outros telejornais nacionais da emissora e na Globonews.

Melhem declarou em entrevista no Uol que foi um "homem tóxico", que exagerou nas relações que mantinha com funcionários subordinados enquanto exercia cargo como executivo na empresa. No entanto, apesar de reconhecer falhas de conduta, negou ter cometido qualquer abuso contra Dani Calabresa e reforçou que entraria na Justiça contra a atriz e a advogada do caso, Mayra Cotta.

Fim do Zorra

 

Nesta semana, a Globo decidiu pelo fim de todas as produções que possuem a assinatura criativa de Marcius Melhem. A medida inclui o "Fora de Hora", o remake da "Escolinha do Professor Raimundo" e o quadro humorístico "Isso a Globo Não Mostra", do Fantástico.

O cancelamento mais recente, de acordo com a coluna do Fefito, no Uol, atingiu o programa "Zorra", que foi exibido pela última vez no sábado passado, 5. Sucessor do humorístico "Zorra Total", o novo formato foi desenvolvido em 2015, na equipe chefiada por Melhem.

O espaço será ocupado pelo programa "Altas Horas", veiculado em horário mais cedo. Em breve, a emissora garantiu reformulação nas atrações de humor, atualmente sob o comando de Antônio Prata, com a supervisão de Silvio de Abreu.

OAB divulga nota de repúdio

 

Após Melhem informar que entraria na Justiça contra Dani Calabresa, principal acusadora, e Mayra Cotta, advogada das denunciantes do caso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou nota de repúdio alegando não se poder admitir "que a advogada, representando vítimas de assédio sexual e no pleno exercício de sua profissão, venha a sofrer ameaças e constrangimento. O direito de defesa dos acusados não pode significar a supressão ou ameaça ao direito de defesa das vítimas". Leia na íntegra.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar