Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Coluna – O que dizem os números após 24 rodadas da Série A

18:53 | Dez. 08, 2020
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os números são frios, mas não costumam ser muito diferentes das médias, na história da Série A do Brasileirão. Apesar do muito de imprevisibilidade que existe no futebol e das inúmeras variantes envolvidas em uma partida, eles guardam informações que se repetem em muitas oportunidades. Um exemplo, desde 2003 o lanterna do primeiro turno sempre foi rebaixado para a Série B, isso sem exceção. Já o tal número mágico de 45 pontos para escapar do rebaixamento nem sempre funcionou. Em 2013, o Fluminense, com 46 pontos, cairia, mas escapou por conta do caso Héverton, da Portuguesa. E em 2009 o Coritiba, com 45 pontos, acabou rebaixado.

Dito isso, vamos aos cinco últimos anos do Brasileirão. Ver como estavam o G4 e a zona do rebaixamento, de 2015 a 2019, para tentar imaginar o que pode acontecer na atual edição do campeonato, tão diferente das demais. Não apenas pela ausência de público nos estádios, mas pelo desempenho das equipes em casa, com apenas 42% de vitórias dos mandantes, o índice mais baixo desde a implantação dos pontos corridos com 20 clubes na disputa, em 2006.

O São Paulo, por exemplo, pode ficar mais confiante. Corinthians, em 2015 e 2017, Palmeiras, em 2016, e Flamengo, em 2019, lideravam o Brasileirão na 24ª rodada e foram campeões. A exceção foi o Internacional, em 2018, que tinha 49 pontos, mas terminou em terceiro lugar, o campeão foi o Palmeiras naquela oportunidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Briga boa! Aquele equilíbrio que você já sabe, né? 24/38. Como será o amanhã? Tô ansioso para descobrir! Vamos juntos... Ainda tem muito #CampeonatoDoBrasileiro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar