Participamos do

Morre paciente vítima de poliomielite que vivia há 51 anos em hospital de SP

Paulo Henrique Machado residia na unidade médica desde 1969, quando contraiu poliomielite. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital
13:21 | Nov. 19, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Morador no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP) há 51 anos, Paulo Henrique Machado morreu nessa quarta-feira, 18, aos 53 anos. De acordo com o portal G1, o paciente residia na unidade médica desde 1969, quando contraiu poliomielite durante a infância e precisou ser internado em razão das sequelas causadas pela doença.

A causa da morte de Paulo não foi divulgada pelo hospital. Apesar das limitações em decorrência da doença, seu bom humor e vontade de viver eram contagiantes. Ele também concluiu o ensino médio no hospital.

Paulo se tornou motivação para outras pessoas e chamou a atenção da imprensa, que fez diversas reportagens com ele. Apaixonado por games e desenhos animados, ele publicava nas redes sociais registros dos seus produtos preferidos. Porém, no Instagram sua última publicação é de 2019.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O paciente chegou a criar uma animação 3D onde retratava a rotina de um personagem criança com deficiência e seus amigos. Além disso, em 2009, um dos diretores do desenho "A Era do Gelo" visitou Paulo, fã da animação, no hospital.

 

Doença e histórico

 

A poliomielite é uma doença transmitida por um vírus, que pode causar paralisia do corpo e até afetar a respiração. Devido a essas complicações, Paulo recebia apoio da equipe do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Paulo nasceu em 1967 e sua mãe morreu durante o parto. Ele vivia ligado a um respirador artificial desde um ano de idade. Mesmo com o sistema respiratório paralisado por causa da poliomielite, ele tinha os movimentos dos braços.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar