Participamos do

Advogado que humilhou Mariana Ferrer em julgamento já defendeu Sara Winter e Olavo de Carvalho

Bastante criticado nas redes sociais, o bacharel defendeu as personalidades públicas em processos polêmicos
23:36 | Nov. 03, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O advogado Cláudio Gastão, que humilhou a influencer Mariana Ferrer em julgamento e ganhou caso de "estupro culposo", também já atuou em defesa da extremista Sara Winter e do escritor Olavo de Carvalho. Conforme informações do jornal Estado de Minas, divulgadas nesta terça-feira, 3, o bacharel defendeu as personalidades públicas em processos movidos contra eles.

Gastão esteve na defesa de Sara Winter quando ela foi investigada no âmbito do inquérito das fakes news, acusada de cometer ataques e disseminar mentiras contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Após a a extremista ser presa, em junho deste ano, o advogado informou que deixaria o caso e justificou ação como consequência da ação de terceiros.

| LEIA MAIS | Defensoria Pública do Ceará pede #JustiçaPorMariFerrer e afirma que "não existe estupro culposo"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda segundo a reportagem, Gastão esteve também na defesa de Olavo de Carvalho quando ele foi processado pelo cantor Caetano Veloso após fazer publicações em suas redes sociais acusando o músico de pedofilia. Em outubro deste ano, o escritor foi condenado a pagar R$ 2,9 milhões ao artista.

Winter e Carvalho fazem parte do grupo de apoiadores próximos a Bolsonaro. Assim como seus clientes, Gastão utiliza das redes sociais para defender o mandato do presidente, rebatendo críticas e chegando a ironizar acusações feitas contra o mandatário, conforme apontou jornal.

Julgamento do caso Mariana Ferrer

O advogado criminalista é responsável pela defesa do empresário André Camargo Aranha, acusado de estuprar a influencer Mariana Ferrer, 23 anos, durante uma festa que aconteceu em 2018. O processo teve fim nesta terça-feira e resultou na sentença inédita de "estupro culposo", crime que não é previsto por lei e, por esse motivo, Aranha foi absolvido da acusação.

Em vídeo divulgado pelo jornal The Intercept Brasil, Gastão aparece humilhando Ferrer ao mostrar fotos sensuais que a influencer expunha nas redes, tentando comprovar que a relação entre ela e André foi consensual.  “Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo”, diz o advogado quando Mariana começar a chorar.

Em outro momento, Cláudio induz que as roupas de Mariana são "provocativas" e tenta a culpabilizar pelo ato sexual cometido com André, afirmando que “jamais teria uma filha” do “nível” dela. A vítima pede ajuda ao juiz do caso, Rudson Marcos, mas ele apenas pede para que ela se recomponha e não interfere na fala do advogado.

Tanto o advogado como o juiz têm recebido críticas nas redes sociais, onde a repercussão da sentença tem ganhado muito força. Além disso, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Henrique Ávila, fez uma representação para que a corregedoria do órgão analise a conduta de Rudson e Cláudio, com a alegação de que Mariana passou por uma "tortura" psicológica durante o julgamento.

Caso Mariana Ferrer: veja a repercussão no Twitter:

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar