Participamos do

Dia do Anjo da Guarda é um convite para fiéis lembrarem das figuras de proteção

Data tem origem em 1615 e, segundo o cristianismo, cada pessoa possui um anjo da guarda envaido por Deus a partir do nascimento
13:23 | Out. 02, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Marcado no calendário no dia 2 de outubro de cada ano, o Dia do Anjo da Guarda é uma data especial e intimista dentro das crenças católicas. De origem espanhola, no século V, a data começou a ficar conhecida e passou a ser comemorada em toda a Europa. Sua criação foi autorizada pelo Papa Clemente X e somente depois foi divulgada publicamente pelo papa Paulo V. Antes, a celebração acontecia no dia 29 de setembro, mas, atualmente, esse dia é marcado para homenagem aos arcanjos.

LEIA MAIS: Homenagem a São Miguel, São Gabriel e São Rafael é realizada no Paulo Sarasate

Segundo o padre Ivan Souza, da paróquia de Fátima, em Fortaleza a tradição é antiga. Ele conta que desde 1615, as figuras bíblicas de proteção são celebradas dentro pela Igreja. Segundo o cristianismo, cada pessoa possui um anjo da guarda enviado por Deus, um ser divino capaz de proteger de perigos, a partir do nascimento. “Alguns devem perguntar de onde vem isso? Esse momento vem das próprias escrituras. Baseado nisso é que a Igreja tem toda essa realidade da existência dos anjos. Por exemplo, quando nós vamos para o Atos dos Apóstolos, enquanto Pedro estava na prisão, nós sentimos ali aquela presença forte do anjo da guarda”, explica padre Ivan Souza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na Audiência Geral na quarta-feira, 30, no Vaticano, o papa Francisco sugeriu acudir com frequência aos anjos da guarda para que eles "nos ajudem a manter o olhar fixo em Jesus". O papa mencionou a data e pediu que os fiéis lembrem das figuras "em todas as situações de nossa vida". “Acudamos a eles frequentemente na oração, para que nos socorram em todas as situações da nossa vida e nos ajudem a manter o olhar fixo em Jesus, a nossa única salvação”, disse o Papa na saudação aos fiéis.

No dia dedicado aos anjos da guarda, as pessoas costumam rezar e acender velas em honra do seu anjo em particular. Entretanto, o padre Ivan ressalta também que o contato e o momento mais introspectivo com eles deve acontecer naturalmente, no dia a dia, porque eles têm a função de passar as mensagens de Deus aos fiéis. "É importante para a Igreja lembrar desses mensageiros de Deus. Na história da salvação, Ele confia aos anjos recados, desde antigamente com os matriarcas. É a mensagem que nada vai te acontecer porque Deus está contigo”, ressalta padre Padre Ivan, reforçando esse momento de conforto e amparo com a presença dos anjos.

O padre completa que, além das orações, o dia é um convite para experimentar a graça e também ser devoto. Ele cita a liturgia da Festa dos Santos Anjos da Guarda, na oração: “Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandai os vossos anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio”.

Aprenda a realizar orações do anjo da guarda para proteção

 

1. Oração do Anjo da Guarda Iluminado

“Ó Santo Anjo da Guarda, meu ser celestial e divino. Comigo cresceu e me acompanhou nos momentos mais difíceis da minha vida. Fiel companheiro que me guarda, eu te peço, me proteja contra toda maldade presente nesse mundo. Ser divino, me ilumine hoje e sempre. Amém.”

2. Prece para Anjo da Guarda da Luz Divina

“Anjo da Guarda, meu ser divino protetor, que sempre me amparou em situações de dificuldades. Eu lhe peço que a vossa luz divina proteja minha família e eu contra sentimentos negativos como angústia, raiva e medo. Peço também para afastar todos os invejosos e maldosos da minha vida. Amém.”

3. Oração do Anjo da Guarda para Proteção

“Ser iluminado e divino, meu querido Anjo da Guarda, quero sempre receber a sua proteção. Doce amigo e companheiro, sinto em ti uma segurança para me proteger da inveja e maldade dos demais à minha volta. Amém.”

4. Oração do Santo Anjo do Senhor

“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a Piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Amém.”

 

Fonte: portal Canção Nova

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar