Participamos do

Pantanal: bioma foi o que mais sofreu com decréscimo de áreas naturais

Maioria das alterações são devido a pastagem - criação de áreas utilizadas para bovinos

Em pesquisa inédita, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) divulgou dados sobre o uso da terra nos biomas brasileiros entre os anos de 2000 e 2018. Dentre elas, os dados do Pantanal mostram que essa área foi a que apresentou os menores decréscimos de áreas naturais, tanto em termos absolutos (2.109 km²) quanto em percentuais (1,6%).

O instituto avalia as transformações como "dinâmicas": 59% das alterações que geraram os índices negativos para o bioma correspondem a conversões para pastagem - área utilizada para criação de bovinos. Os períodos mais intensos da prática correspondem aos anos de 2000-2012 (56,1%) e 2016-2018 (34,5%).

A conversão se dá sobre as áreas campestres, naturais do Pantanal. Enquanto houve um incremento de 2.501 km² das áreas de pastagem com manejo, houve uma redução de 2.090 km² da vegetação natural do local. Ou seja, mais desmatamento do que natureza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A prática da pastagem é tradicional no bioma há cerca de dois séculos, onde a manutenção do gado segue um regime de cheias e vazantes. O investimento do manejo no pasto acontece através do plantio de diferentes espécies de plantas forrageiras, utilizadas para alimentação do gado.

Entretanto, a atividade agropecuária exercida nos planaltos que circundam o bioma são as razões para os maiores impactos da ação humana na região. Os planaltos disponibilizam água e sedimento para o Pantanal, característico por ser uma das maiores extensões úmidas e contínuas no planeta.

O estudo é divulgado durante um momento de crise do bioma: o Pantanal já perdeu cerca de 19% de sua área total apenas em 2020. Único na diversidade brasileira, o bioma têm predominância de vegetação campestre (91.711 km²), seguido de vegetação florestal (31.045 km²) e área úmida (9.340 km²).

Na última terça-feira, 22, o presidente Jair Bolsonaro informou que as queimadas "são normais" devido a temperatura do local. O que não corresponde: mesmo enfrentando clima seco, pessoas se aproveitam das condições para iniciar os incêndios. O estado de Mato Grosso do Sul, inclusive, está em situação de emergência ambiental por 90 dias devido às bruscas alterações da região.

Metodologia

Através da "Contas de Ecossistemas: Extensão por Biomas", o IBGE tem como objetivo avaliar a extensão natural dos ecossistemas brasileiros através dos biomas terrestres: Caatinga, Amazônia, Cerrado, Pampa e Mata Atlântica. Ainda incluem tanto a cobertura original remanescente quando as conversões para uso que ocorreram ao longo do período de 2000-2018.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar