Massa de ar frio intenso: região Sul registra neve e temperaturas abaixo de zero
Fenômeno não afeta o Nordeste brasileiroA massa de ar polar anunciada pelo instituto de meteorologia MetSul no início da semana finalmente chegou e trouxe neve para alguns municípios do Sul brasileiro. Com temperaturas abaixo de zero, muitos sulistas vivenciaram neve nessa quinta-feira, 20, e alguns até conseguiram fazer os famosos bonecos de neve.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com nota do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte massa de ar frio de origem polar favorece, desde quarta-feira, 19, o declínio de temperatura em todas as regiões do Brasil, menos no Nordeste. A partir desta sexta-feira, 21, o frio que causou geadas em algumas áreas do Sul, deve passar rapidamente pelo Sudeste, Centro Oeste e parte do Norte.
“No dia 22, as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste do estados da Região Sul e também no sul do Mato do Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo”, prevê o Inmet.
Nevando em Gramado! @metsul pic.twitter.com/MY4O8gqXJw
— Tiago (@portiagomartins) August 20, 2020
@metsul São Chico, hoje pic.twitter.com/MPK46Ldw0g
— Marcelo Andrade (@M45528107) August 20, 2020
TEMPO | Viatura da @brigadamilitar_ coberta de neve nesta noite na Serra Gaúcha. pic.twitter.com/qcHPFNzcZN
Em Bom Jardim da Serra, município serrano de Santa Catarina, nevou e deve passar a manhã com o céu encoberto e geada, informa o Inmet. Por lá, a mínima é de -4°C e a máxima, 7°C. O mesmo vale para São Joaquim, também na serra de SC: com a neve, mínima de -3°C e máxima de 10°C.
A frente fria chegou até ao sul do Amazonas. No estado nortista, o município de Itamarati registra mínima de 19°C e máxima de 30°C. Para fins comparativos, na capital do Amazonas, Manaus, a temperatura continua a normal para a época, com mínima de 26°C e máxima de 36°C.
Clima no Ceará
Ainda que a massa de ar frio tenha alcançado até o sul do Amazonas, o Nordeste ficou de fora do clima europeu. Mas o fato é que o Ceará não precisou do fenômeno para registrar algumas temperaturas mais baixas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Inmet, o mês de agosto registrou as temperaturas mínimas mais expressivas de 2020 até então. Barro (Cariri) e Tianguá (Ibiapaba) apareceram cinco vezes na lista de menores temperaturas do mês - entre 13°C e 14.1°C.
Nesta sexta-feira, 21, os municípios cearenses monitorados pela Funceme e Inmet que registraram as menores temperaturas foram Tianguá (14.4°C), Barro (17.6°C) e Piquet Carneiro (19.6°C).
A previsão do tempo desta sexta-feira, 21, e sábado, 22, é de nebulosidade variável nos litorais do Pecém e de Fortaleza e no Cariri. Nas demais regiões, o predomínio é de céu claro. Já no domingo, 23, todas as regiões devem ter predomínio de céu claro.
Alguém: Está nevando nas serras do sul.
Eu: Bufo, querida. Trava na beleza. pic.twitter.com/VFR4SgMle9
Aqui a gente é quentura! Tem parêa não. https://t.co/BJEHtidbom
— funceme (@funceme) August 18, 2020
Confira as máximas e mínimas nas capitais dos estados afetados pela massa de ar frio, segundo o Inmet:
Porto Alegre - RS
mínima de 2°C
máxima de 13°C
Florianópolis - SC
mínima de 9°C
máxima de 13°C
Curitiba - PR
mínima de 3°C
máxima de 6°C
São Paulo - SP
mínima de 8°C
máxima de 13°C
Rio de Janeiro - RJ
mínima de 13°C
máxima de 21°C
Belo Horizonte - MG
mínima de 18°C
máxima de 25°C
Cuiabá - MT
mínima de 14°C
máxima de 20°C
Goiânia - GO
mínima de 15°C
máxima de 30°C
Porto Velho -RO
mínima de 16°C
máxima de 29°C
Rio Branco - AC
mínima de 15°C
máxima de 25°C