PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

"Evento histórico" de frio e neve atinge metade do Brasil nesta semana, menos o Nordeste

Alerta foi emitido pelo instituto de meteorologia MetSul nesta segunda-feira, 17. Queda de temperatura deve começar a ser sentida a partir de quarta-feira, 19

19:09 | 17/08/2020
O alerta destaca ainda que o fenômeno pode trazer chuva congelada em locais de menor altitude, ao nível do mar (Foto: Divulgação/MetSul)
O alerta destaca ainda que o fenômeno pode trazer chuva congelada em locais de menor altitude, ao nível do mar (Foto: Divulgação/MetSul)

Massa de ar polar "enorme e muito intensa" que avança sobre grande parte da América do Sul chega ao Brasil nesta semana, atingindo metade do País e praticamente todas as regiões — com exceção do Nordeste. Alerta emitido pelo instituto de meteorologia MetSul nesta segunda-feira, 17, afirma que será um evento com potencial "histórico de frio e neve".

Conforme o MetSul, a queda de temperatura começará a partir desta quarta-feira, 19, no Rio Grande do Sul e deve se expandir às demais regiões entre quinta e sexta-feira. Toda a região Sul, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte do Brasil devem sentir os efeitos da massa de ar polar.

"A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades", informa o instituto meteorológico.

Há "altíssima" probabilidade de neve no Sul, conforme modelos numéricos consultados pelo MetSul, entre quinta-feira e sábado. "Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto", informa.

O alerta destaca ainda que o fenômeno pode trazer chuva congelada em locais de menor altitude, ao nível do mar, "porque atmosfera estará extremamente resfriada na segunda metade da semana e este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5°C positivos".