Participamos do

Universidade alemã nega que Carlos Decotelli tenha obtido pós-doutorado

A informação foi dada pela assessoria de imprensa da própria universidade a pedido do colunista Diogo Schelp, do portal UOL
11:21 | Jun. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro da Educação, Carlos Decotelli da Silva, não obteve o título de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, conforme consta em seu currícullo Lattes. A informação foi dada pela assessoria de imprensa da própria universidade a pedido do colunista Diogo Schelp, do portal UOL. O título de doutor, previamente divulgado por Decotelli, também já havia sido negado pela Universidade de Rosário, na Argentina.

De acordo com a universidade alemã, o ministro frequentou durante três meses a cadeira da professora Dra. Brigitte Wolf em 2016. Porém, não adquiriu nenhum título na universidade. Até 2017, Wolf era professora de teoria do design, com foco em metodologia, planejamento e estratégia na Universidade de Wuppertal e agora é emérita.

Além da negativa referente à titulação, há também divergência de datas. Em seu currículo acadêmico, Decotelli informa que o título de pós-doutorado em Wuppertal foi obtido entre 2015 e 2017, mas a universidade informa que ele só passou três meses na instituição, em janeiro de 2016.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Procurada pelo colunista Diogo Schelp, a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) informou que está preparando uma nota com o posicionamento oficial a respeito da questão. Esse é terceiro questionamento grave a respeito das credenciais acadêmicas do ministro Carlos Decotteli da Silva.

Na quinta-feira, 25, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou no Twitter um resumo do currículo do seu novo ministro informando que ele tinha doutorado pela Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutorado pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha. 

Na sequência, porém, o reitor da instituição argentina, Franco Bartolacci, negou que ele tivesse obtido o título de doutor. Bartolacci disse que a tese de doutorado de Decotelli foi reprovada. O novo ministro da Educação editou o seu currículo Lattes após o ocorrido

Em seguida, começaram a surgir indícios fortes de plágio na dissertação de mestrado de Decotelli. Em nota, o MEC disse que "o ministro refuta as alegações de dolo, informa que o trabalho foi aprovado pela instituição de ensino e que procurou creditar todos os pesquisadores e autores que serviram de referência".

O ministro afirmou ainda, por meio do MEC, que "caso tenha cometido quaisquer omissões, estas se deveram a falhas técnicas ou metodológicas" e se dispôs a revisar seu trabalho para providenciar as devidas correções "caso sejam identificadas omissões".

Confira a nota da Universidade de Wuppertal na íntegra

"Carlos Decotelli veio para a cadeira da profa. Dra Brigitte Wolf para uma pesquisa de três meses em 2 de janeiro de 2016. Até 2017 ela era professora de teoria do design, com foco em metodologia, planejamento e estratégia na Universidade de Wuppertal e agora é emérita. Ele não adquiriu nenhum título em nossa universidade. A Universidade de Wuppertal não pode fazer nenhuma declaração sobre títulos obtidos no Brasil".

com informações do Correio do Povo


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar