Participamos do

MEC revoga portaria que exigia inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência em programas de pós-graduação

A portaria revogada nº 13, de 11 de maio de 2016 garantia a diversidade étnica e cultural entre os alunos da pós-graduação brasileira
09:42 | Jun. 18, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro Abraham Weintraub revogou portaria do Ministério da Educação que exigia às instituições federais a inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiências em programas de pós-graduação. A ordem se deu pela Portaria nº 545, de 16 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 18. 

A portaria revogada é a PM nº 13, de 11 de maio de 2016, que dispõe sobre ações afirmativas para a pós-graduação. Nela, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante Oliva, determinava a ampliação da diversidade étnica e cultural no corpo discente das universidades a partir do Estatuto da Igualdade Racial, de 2010, e da Constitucionalidade Das Políticas de Ações Afirmativas, de 2012.

LEIA TAMBÉM | MP permite a Weintraub escolher reitores temporários de universidades federais

Weintraub deve pedir demissão do Ministério da Educação, diz revista

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Opinião: O triste e irônico fim de Weintraub

Ainda, no artigo terceiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ficou responsável por elaborar censo periódico sobre os alunos da pós-graduação brasileira, para “fornecer os subsídios para o acompanhamento de ações de inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência” nos programas. A partir desta quinta-feira, a portaria perde a validade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar