PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Oito policiais são presos em São Paulo após divulgação de vídeo com agressão a jovem

Segundo o juiz que determinou as prisões, a liberdade dos agentes abala a credibilidade da corporação

13:16 | 16/06/2020
No vídeo, é possível ver o cerco policial e as agressões ao jovem, enquanto ele afirma ser
No vídeo, é possível ver o cerco policial e as agressões ao jovem, enquanto ele afirma ser "trabalhador" (Foto: Reprodução)

Oitos policiais foram presos nesta segunda-feira, 15, por estarem envolvidos em um vídeo que mostra agressões durante uma abordagem no sábado, 13, em São Paulo. O pedido de prisão partiu da própria corporação e foi aceita pela Justiça Militar. A prisão é preventiva e os agentes será levados para o Presídio Militar.

"A Polícia Militar, reafirmando seu compromisso com a legalidade e a transparência, pediu nesta segunda-feira a prisão preventiva dos oito policiais militares envolvidos na ocorrência do Jaçanã no último sábado", disse em vídeo divulgado à imprensa o porta-voz da PM, tenente-coronal Emerson Massera. As informações são do Jornal Estadão.

Segundo o juiz que determinou as prisões, a medida foi necessária para assegurar o seguimento do processo pela manutenção dos princípios de "hierarquia e disciplina". Ele ressaltou o modo violento da ação, como espancamento e chutes, e diante disso, afirmou que a liberdade dos policiais "abala credibilidade da instituição policial militar e gera sentimento de impunidade".

No vídeo, que já tinha gerado o afastamento dos agentes, mostra a abordagem agressiva. Chutes, socos e tapas são desferidos em um jovem, que chega a ser agredido com um cassetete. A vítima não apresenta reação e repete que é "trabalhador".