Participamos do

Estudante paulista cria site gerador de nota de repúdio em crítica às instituições brasileiras

A plataforma produzida por Daniel Sarsi Orta, 24, busca "facilitar o trabalho" dos políticos que lançaram notas de repúdio na internet após o presidente ir às ruas nesse domingo, 19
11:24 | Abr. 20, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em atos a favor da Ditadura Militar nesse domingo, 19, resultou na multiplicação de notas de repúdio na internet. Políticos, autoridades do Judiciário e entidades diversas se pronunciaram em seus perfis oficiais condenando a atitude do presidente. O estudante paulista Daniel Sarsi Orta, 24, resolveu facilitar o trabalho dessas pessoas e criou um Gerador de Nota de Repúdio nesta segunda-feira, 20.


Daniel, que mora na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, relata que a ideia para produzir a plataforma veio depois de ver a sugestão em um tuíte do jornalista e podcaster Ivan Mizanzuk. "Meu objetivo era fazer uma brincadeira com um certo modo de resposta dos políticos de centro, esquerda e do Judiciário às constantes barbaridades do bolsonarismo: fazer notas de repúdio. Dessa forma, eles poderiam gastar menos tempo no Twitter levantando hashtag e efetivamente fazer algo a respeito", explica o jovem em entrevista ao O POVO.


Até a manhã de hoje, o site já contabilizava mais de 10 mil acessos, segundo Daniel. Ao entrar no gerador, uma nota de repúdio é apresentada automaticamente na tela. Caso não tenha gostado da primeira opção, o interessado pode clicar no botão “Novo repúdio” e escolher outra nota. "Repudio completamente os ataques à Democracia brasileira. A Democracia é estabelecida pela Constituição de 1988 e é, portanto, inegociável. Não deixaremos os interesses do mercado vencer", é um exemplo entre as mensagens geradas.


Como funciona a criação das notas


De acordo com Daniel, as notas são fragmentadas em diversos trechos e, considerando as combinações possíveis existentes, pelo menos 8.640 frases podem ser geradas pela plataforma. Assuntos como a criação de projetos de lei ou uma ação da polícia militar estão entre as temáticas com chance de aparecer nas notas de repúdio criadas, além da crítica a protestos favoráveis ao regime militar.


Segundo o criador do Gerador de Nota de Repúdio, o site levou apenas algumas horas da madrugada para ser feito. Daniel cursa o nono período de Psicologia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mas também trabalha com o desenvolvimento para a web há alguns anos. Ele diz que o código usado na criação na plataforma é bem simples.


O estudante tem se divertido com a repercussão do site. "Não pensei que esse meme fosse escalar tanto", afirma. Sobre a pretensão de futuras implementações na plataforma, ele diz que há a possibilidade de acrescentar novas frases, mas por ora, o objetivo da brincadeira foi atingido.

Acesse o Gerador de Nota de Repúdio



Foto: Até a manhã de hoje, o site já contabilizava mais de 10 mil acessos, segundo Daniel. (Reprodução/Gerador de nota de repúdio)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar