Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ministério da Educação adia anúncio da lista de espera do Sisu

Divulgação estava agendada para essa sexta-feira, 7; Universidades relatam ter recebido lista com erros

Outra polêmica envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) aconteceu nessa sexta-feira, 7. O resultado da lista de espera do Sisu, previsto para a noite de sexta, foi adiado para a próxima segunda-feira, 10, sem maiores explicações por parte do Ministério da Educação (MEC).

As candidaturas à lista de espera do Sisu estavam abertas até a última terça-feira, 4, para estudantes que não tivessem sido selecionados em primeira chamada para nenhuma das duas opções de curso. No dia seguinte, a lista foi enviada pelo MEC às universidades. Estudantes, porém, relataram na internet que a lista estava com erros, pois não considerava a inscrição de quem havia selecionado apenas uma opção de curso.

Na manhã de sexta-feira o MEC havia confirmado que a divulgação das listas ocorreria no mesmo dia. A nota, porém, foi removida do site do Ministério.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Algumas universidades chegaram a divulgar que havia problemas com a lista de espera, enquanto outras informaram que foram orientadas pelo próprio MEC a não considerar a lista recebida na quinta-feira. Universidades Federais como as de São Carlos (Ufscar), Campina Grande (UFCG), Pelotas (Ufpel), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Maranhão (UFMA) e do Oeste da Bahia (Ufob) emitiram comunicados sobre a situação. A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que utilizam o Sisu para seleção de ingressantes, também se manifestaram.

A UFC comunicou que não recebeu a lista, e que ela será divulgada assim que for enviada pelo MEC. O cronograma do IFCE, por sua vez, terá a divulgação do resultado da lista de espera a partir da terça-feira, 11, com a data exata variando de acordo com o campus.

A UFMA informou que seu processo próprio de confirmação de interesse nas vagas, que utiliza os dados da lista de espera, iniciará na próxima sexta-feira, 14. Ufpel e UFRPE emitiram nota comunicando que não chegaram a receber do MEC a lista de espera. Ufob, Ufscar e UFCG afirmam que receberam o documento, mas foram orientadas pelo MEC a aguardar por uma "lista definitiva", a ser disponibilizada na segunda-feira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar