Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Cearense Karim Aïnouz, diretor de "A Vida Invisível", vence Prêmio Faz Diferença na categoria cinema

Ele venceu na Categoria Segundo Caderno/ Cinema, em que também concorria o ator Silvero Pereira

O cineasta cearense Karim Aïnouz foi eleito Personalidade do Ano na 17ª edição do Prêmio Faz Diferença, do O Globo. Ele venceu na Categoria Segundo Caderno/ Cinema, em que também concorria o ator Silvero Pereira. Na edição, também foram premiados o autor Laurentino Gomes, a cantora Iza e grupo de voluntários para retirada do óleo no Nordeste.

Karim teve destaque em 2019 com o filme “A Vida Invisível”, adaptação do livro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, da escritora Martha Batalha, e conta a história de duas irmãs. A produção foi premiada no Festival de Cannes e chegou a ser escolhida como representante do Brasil na corrida ao Oscar de 2020.  O cineasta também é reconhecido pelos filmes "Madame Satã", "O Céu de Suely" e "Praia do Futuro".

O prêmio é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e tem voto popular. Ao todo, foram votadas 16 categorias. Além de Cinema, o Segundo Caderno também trazia as categorias: Música, Livros, Artes Visuais, Teatro e TV. Existindo ainda as de: Sociedade/Diversidade, Sociedade/Educação e Sociedade/Ciência e Saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O escritor Laurentino Gomes foi premiado na categoria "livros" pela obra "Escravidão", lançada em outubro de 2019. O livro é o primeiro de uma trilogia e é o retorno do jornalista após a premiada obra "1808", também do escritor paraense, e que aborda fatos sobre o primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

O grupo "Voluntários contra o Óleo" levou na categoria "País", sendo reconhecido pelo trabalho de limpeza  que fez nas praias do Nordeste em 2019, quando manchas de óleo invadiram o litoral, inclusive, a orla cearense. Na categoria "música" a premiada foi a cantora Iza, dona dos hits "pesadão" e "brisa".

Confira a lista com todos os premiados da edição:

País: Voluntários contra o óleo

Rio: Marília Cristina Silva Afonso

Economia: Rogério Marinho

Desenvolvimento do Rio: Zona Oeste Mais Saneamento 

Mundo: Márcia Braga

Diversidade: Vítimas de João de Deus

Ciência e Saúde: Ricardo Galvão

Educação: Sara de Carvalho Castro

Esportes: Jorge Jesus

Ela: Ingrid Silva

Música: Iza

Cinema: Karim Aïnouz

Livros: Laurentino Gomes

Artes visuais: MAR

Teatro: Eduardo Barata

TV: Antônio Fagundes

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar