Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Manchas de óleo foram encontradas em dez pontos da orla cearense, diz Semace

Semace tem agido em caráter de prevenção para minimizar danos causados aos ecossistemas
17:28 | Out. 26, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) identificou dez pontos contaminados na orla cearense desde que surgiram as primeiras manchas de óleo nas praias do Nordeste. De acordo com o diretor de controle e proteção ambiental da Semace, Lincoln Davi, o Ceará ocupa certa folga em relação a outros estados, devido ao menor número de pontos contaminados.

Segundo o diretor, é função da Semace monitorar todo o litoral cearense, mas é responsabilidade das prefeituras fazer a limpeza das praias. “A questão da poluição visual é importante, porque se há poluição visual é sinal de que aquela praia está imprópria para banho“, diz ele.

Em relação às manchas de óleo encontradas no Rio Jaguaribe, Lincoln reitera que a Semace tem trabalhado para minimizar os danos causados em seu ecossistema, recolhendo o material e monitorando a região por via aérea e via terrestre. Além disso, ele explica que certas áreas contaminadas são mais sensíveis e dificultam o trabalho de monitoramento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Na praia de Sabiaguaba, o óleo ficou impregnado nas pedras, o que dificultou a remoção. Nas margens de alguns rios encontramos um ecossistema de mangue, que também dificulta. Assim, temos agido em caráter de prevenção para proteger esses ecossistemas", relata Lincoln.

A Semace não indicou, oficialmente, em quais pontos da orla cearense as manchas de óleo foram encontradas.

Com informações do repórter Ítalo Cosme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar