Participamos do

Reinauguração da base científica na Antártica é adiada para esta quarta-feira

A base vai ocupar 4,5 mil metros quadrados na área que é considerada território brasileiro na Antártica
09:13 | Jan. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Marinha do Brasil informou, por nota, que a cerimônia de inauguração da Base brasileira na Antártica, que deveria acontecer desta terça-feira, 14, foi adiada para esta quarta-feira, 15. A justificativa foram as condições meteorológicas que impediram o embarque das autoridades que sairiam do Chile em direção ao local.

Após ser parcialmente destruída  por um incêndio em 2012,  a solenidade contará com  a presença do vice-presidente Hamilon Mourão, está prevista para começar às 17 horas, horário de Brasília.

Ao todo, a base vai ocupar 4,5 mil metros quadrados na área que é considerada território brasileiro na Antártica. As instalações tiveram investimentos de cerca de U$ 100 milhões (cerca de R$ 400 milhões) e poderão ser hospedados 64 pessoas, entre pesquisadores e militares.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A reconstrução começou em 2017 sob responsabilidade da China Electronics Import and Export Corporation e vai trazer melhorias para os cientistas. Anteriormente, existiam cinco laboratórios e agora serão 17. A estação está adaptada para receber pesquisadores de diversas áreas como oceanografia, glaciologia e meteorologia, além de microbiologia, que terá laboratório exclusivo para estudos de fungos existentes apenas no local.

Com o incêndio de 2012, foram pensadas mais medidas para evitar o mesmo incidente. Todas as três unidades da base tem portas corta fogo, sensores e alarmes de incêndio e paredes com material ultrarresistente nas salas de geradores e máquinas.

Além disso, a base trabalhará com redução dos impactos no meio ambiente. Para isso, foram instaladas uma usina eólica e placas de captação de energia solar.(Com Agência Brasil)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar