PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Confira as simpatias mais procuradas para fazer na virada de ano

De roupas com cores específicas a comidas, listamos os rituais mais populares realizados neste período do ano

15:23 | 30/12/2019
Simpatias são usadas durante a virada de ano
Simpatias são usadas durante a virada de ano (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Com a chegada da virada de ano, muitos brasileiros realizam rituais de “simpatia” para atrair, entre outros, dinheiro, emprego, saúde e amor. De usar roupas com cores específicas a comer comidas selecionadas, tudo é válido para quem acredita que esses rituais podem ajudar a começar bem o ano. O POVO listou as simpatias mais populares, confira:

Pular setes ondas

Existe a crença de que quem pula sete ondas na virada do ano tem os “caminhos abertos”. Quando os ponteiros marcam a meia-noite do dia primeiro, a pessoa deve ir ao mar e fazer um desejo para cada onda que pular. O ritual serviria para afastar energias ruins e evitar adversidades. Atenção! Segundo a superstição é preciso sair do mar de frente, só dando as costas para ele quando estiver fora da água, ou a sorte se reverteria.

Usar roupa nova

A tradição de comprar roupa nova para passar a virada do ano vai muito além do consumo. Muitos brasileiros acreditam que usar roupa antiga faz com que você leve as energias do ano que passou para o próximo. A ideia do ritual é proporcionar uma “renovação espiritual”, pois usar algo novo estaria ligado a transformações.

Usar cores específicas

O que você deseja ter em 2020? Segundo a crença, as cores usadas durante a virada do ano refletem diretamente naquilo que se deseja ter no ano que virá. O branco é o tom mais popular, representando a paz. O vermelho é tradicionalmente ligado ao amor, o amarelo é a cor que atrairia dinheiro e o azul representa saúde. Quem segue fielmente à superstição aposta na cor como forma de conseguir obter o que deseja.

Comer uva e romã

Alguns supersticiosos afirmam que uva e romã atraem dinheiro e sorte. A tradição manda comer doze uvas, uma para cada mês do ano, representando um pedido. Quanto a romã, a crença pede que se coma sete grãos da fruta e, em seguida, as sementes secas sejam guardadas na carteira. Quem cumprir o ritual teria um próximo ano próspero financeiramente.

Evitar comer frango

Existe uma crença de que o frango, por ser uma animal que cisca para trás, dá azar a quem o consumir na virada. Ele estaria então fora do cardápio dos adeptos a superstição, que acabam optando pela carne suína ou por frutos do mar, opções que trariam sorte e sabor.

Dinheiro no sapato

Há quem acredite que a energia entra no nosso corpo pelos pés. A crença "explica" a superstição de que é preciso deixar uma nota dentro dos sapatos durante a virada de ano, para garantir uma prosperidade financeira. Quanto maior o valor da nota, maior seria sua riqueza.