Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

1º especial de Natal com Papai Noel negro tem exibição comemorada pelo público

Estrelado por Milton Gonçalves, Camila Pitanga e Fabrício Boliveira, a produção foi exibida pela Globo na noite do dia 25 e tem uma família negra como protagonista
10:24 | Dez. 26, 2019
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

"Papai Noel preto? Teve até presidente dos Estados Unidos. Presidente até vai, mas Papai Noel? Você sabe que a imagem de Jesus não é loirinho de olho azul, né? Agora vai mudar a imagem pra tu ver o que acontece". O diálogo entre os personagens do especial de Natal da Globo, exibido nessa quarta-feira, 25, resume bem o que a produção abordava em sua estreia. "Juntos a Magia Acontece" contou a história de uma família negra protagonizada por Milton Gonçalves, Camila Pitanga e Fabrício Boliveira.

Na trama, o mote da história é a morte da matriarca Neuza (Zezé Motta), às vésperas do Natal. A tragédia desperta a depressão do viúvo Orlando (Milton Gonçalves) e vira de cabeça para baixo a vida dos filhos: André (Fabrício Boliveira) e Vera (Camila Pitanga).

Tentando seguir em frente e ocupar a cabeça, Orlando tenta arrumar um emprego como Papai Noel, mas é recusado pelos estabelecimentos por ser negro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sua neta de 9 anos, Letícia (vivida pela pequena Gabriely Mota), decide criar um plano para tornar Orlando o Papai Noel do seu bairro.

A partir desses pontos, o especial discutiu um dos maiores problemas estruturais/sociais que ainda persistem no Brasil: o racismo.

Em entrevista para O Globo, a autora do especial, Cleissa Regina Martins, disse esperar que "o Papai Noel negro tenha um impacto positivo nas pessoas".

É a estreia da jovem negra nas telas como autora. "A gente precisa normalizar as famílias negras, que são o verdadeiro retrato do Brasil. Espero que o especial seja uma abertura para isso, e que o público entenda que uma família negra também pode emocionar; e que o Papai Noel negro e a criança negra causem um impacto positivo nas pessoas", contou para O Globo.

Na internet, o público comemorava a exibição do especial, ressaltando sua importância para além da representatividade e pedindo mais produções semelhantes. O tema esteve nos assuntos mais comentados do Twitter durante o feriado. "Um especial de Natal criado por uma autora negra, que conta a história de uma família negra, que tem um papai noel negro.. Primeira vez que estou vendo isso e espero que não seja a última. REPRESENTATIVIDADE É TUDO!", dizia uma das postagens.

Os telespectadores também se mostraram bastante emocionados e celebravam as atuações. "Autora negra escrevendo personagens negros trazendo histórias de famílias negras é isso que espero", dizia outro perfil. Já na trilha sonora, a cantora baiana Luedji Luna completava a produção. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar