Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Enem aborda violência contra mulher e cita música Erotica, de Madonna

Cazuza e Naiara Azevedo também tiveram músicas abordadas na prova. Em anos anteriores, o então deputado Jair Bolsonaro fez críticas ao conteúdo das provas, motivo pelo qual se criou expectativa diante deste Enem
16:34 | Nov. 03, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A prova de Ciências Humanas, Linguagens e Redação deste domingo, 3, primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abordou temas como violência contra a mulher, liberdade de expressão e bullying. A violência contra mulheres foi tratada por meio da canção "Coração pede socorro", da cantora Naiara Azevedo. A música foi usada em campanha do Governo Federal em 2018. O tema da redação, a democratização do acesso ao cinema, surpreendeu professores.

Segundo site do O Globo, pelo menos seis enunciados citaram comportamento nas redes sociais. A exposição de crianças e adolescentes foi tratada numa das questões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Trecho de Blues da Piedade, de Cazuza, foi abordado na prova de Linguagens. Vamos pedir piedade/Senhor, piedade!/Pra essa gente careta e covarde", diz um dos trechos da música. A música Erotica, de cantora americana Madonna, também apareceu no exame.

Em anos anteriores, o então deputado Jair Bolsonaro fez críticas ao conteúdo das provas, motivo pelo qual se criou expectativa diante deste Enem. O militar reformado apontava que as questões eram carregadas de ideologizações à esquerda.

Pela terceira vez fazendo o Exame, Yara Fernandes, 18 anos, disse que se surpreendeu com a variedade de temas. "Principalmente em relação ao feminismo, que vi que tinha, em relação ao patriarcado, achei bem abrangente", disse a jovem ao sair da Universidade de Fortaleza (Unifor), local da prova. Ela pretende cursar Medicina Veterinária.

Wesley Soares, 18 anos, fala que a prova "foi razoável", mas admite que não esperava o tema da redação. "Achei muito difícil, é um tema que poucos professores passam. Esperava mais sobre o aborto, violência contra a mulher, mas não esse tema."  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar