Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Praia onde Neymar passará Réveillon, na Bahia, é atingida por óleo

Taipu de Fora, em Maraú, é novo destino turístico atingido por manchas, diz Ibama
11:49 | Out. 24, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após atingir Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, em Cairu, o óleo que afeta o litoral nordestino desceu ainda mais no Baixo Sul da Bahia chegando, nesta quarta-feira (23), a Maraú, nas famosas praias de Taipu de Fora e Barra Grande, informou o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Alves.

Segundo a coluna Alô Alô CORREIO, do CORREIO, Taipu de Fora deve ser o destino do jogador Neymar, do PSG e Seleção Brasileira, no Réveillon deste ano. Ele alugou a casa de praia do publicitário Duda Mendonça, que fica bem em frente à praia, para passar junto com amigos e familiares a virada de ano.

Rodrigo Alves afirmou que a quantidade que chegou ao local ainda é pequena, mas já levanta alertas pois a região possui um delicado ecossistema. Por ser uma ilha, a região é mais difícil de limpar. “Na parte de trás da ilha, tem muitos rios e muitos mangues, não teria como proteger tudo”, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Prefeitura de Maraú, no entanto, afirmou que o resíduo ainda não atingiu Taipu de Fora. De acordo com a gestão municipal, foram atingidas as praias de Bombaça e Três Coqueiros no distrito de Barra Grande.

Ainda conforme a Prefeitura local, cerca de 100 voluntários limparam as praias de Barra Grande nesta quarta. Equipes da prefeitura e fiscais da Secretaria de Meio ambiente também atuaram na limpeza. Foram retirados 15 kg de resíduos do local, que vão ser entregues à Marinha e Ibama, informou a o órgão.

Mesmo com a delicadeza da situação, o superintendente do Ibama ressaltou que ações de prevenção de um acidente ainda maior já estão sendo tomadas. No local, moradores foram treinados para atuar no derramamento de óleo pela Petrobras. Já são 40 homens e 18 marinheiros mobilizados em Maraú, além de seis barcos de moradores de prontidão. A plataforma de Manati, da Petrobras, já havia acionado o plano de emergência individual para atuar na situação das mancha de óleo no local.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Maraú, o município acionou o Ibama, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Marinha. O comandante da capitania dos portos de Ilhéus informou que vai enviar militares para ajudar na ação nesta quinta-feira (24), informou a gestão municipal.

A Prefeitura comprou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que foram levado para Barra Grande. As praias já estão limpas, mas equipes estarão de prontidão às 5h fazer o monitoramento.

Com a chegada do óleo em Maraú, o número de cidades atingidas sobre para treze. Além da cidade, os resíduos também alcançaram os seguintes municípios: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Conde, Jandaíra, Esplanada, Mata de São João, Entre Rios, Vera Cruz, Itaparica, Itacaré e Cairu.

Marina Hortélio

Do Correio

Via Rede Nordeste

 

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar