Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Provável origem de manchas nas praias é descarte ilegal de navios cargueiros, diz especialista

Professora do Departamento de Oceanografia da UFRN, Maria Cristina Araújo contou ao O POVO Online que consenso entre os especialistas do Eestado é de que as manchas provêm de navios cargueiros
13:41 | Set. 25, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Há quase um mês, o estranho aparecimento de manchas escuras em praias do Litoral Nordestino têm preocupado ambientalistas, órgãos e população. Até este momento, a origem exata do material ainda é desconhecida. O POVO Online apurou, entretanto, que especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos estados mais atingidos, têm pistas sobre a origem das manchas. "Provavelmente, foi originado de navio cargueiro em alto-mar. O Ministério do Meio Ambiente já está se colocando de que é petróleo bruto da lavagem dos porões de algum navio", explica Maria Cristina Araújo, professora do Departamento de Oceanografia da UFRN.

Segundo a professora, as manchas tiveram seus primeiros registros no estado de Pernambuco no começo de setembro, onde as investigações devem estar mais adiantadas. "As manchas estão subindo, chegaram agora no Piauí e Maranhão. Eu acho que o procedimento é parecido. É analisar e começar a retirada". No RN, as manchas chegaram no meio do mesmo mês, se espalhando por todas as praias do estado. A professora acredita que o descarte deve ter sido feito entre os estados de Pernambuco e Alagoas.

Maria Cristina explica que o rápido alastramento dos resíduos se deve ao sistema de correntes do mar, que traz as manchas para a direção norte da região. "É uma área de abrangência bastante grande e que ainda vai continuar aparecendo", conta. Cada estado está acionando seu órgão ambiental para que a retirada dos resíduos comece o quanto antes. Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e Ministério do Meio Ambiente integram a força tarefa. No Ceará, a coleta deve iniciar na última semana de setembro. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar