Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Plano de saúde causa polêmica após realizar festa para médicos com cenário de favela

A estrutura, montada dentro de um buffet, continha postes de madeiras emaranhados com fios de energias, lajes com churrasqueira, bares com tijolos e uma pia cheia de louça suja
16:20 | Set. 09, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma festa promovida por uma filiada da empresa de plano de saúde Unimed em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, na última sexta-feira, 6, causou polêmica nas redes sociais. Isso porque, em algumas das imagens compartilhadas nas redes sociais, foi possível ver que um dos cenários construídos para o evento, cujo tema foi "No País das Maravilhas", representava uma favela.

A estrutura, montada dentro de um buffet, continha postes de madeiras emaranhados com fios de energias, lajes com churrasqueira, bares com tijolos e uma pia cheia de louça suja. Além disso, internautas chamaram atenção para o fato de que os convidados eram servidos por pessoas negras.

Após a repercussão das imagens, o Conselho Municipal Afro de São José do Rio Preto divulgou uma nota de repúdio ao plano de saúde afirmando que "favela não é uma piada ou entretenimento". No texto, o conselho chama atenção para a "exposição distorcida da vida em uma comunidade" que foi apresentada no evento e ao racismo vigente devido parte do cenário fazer alusão a itens da cultura afro brasileira e a presença de pessoas negras servindo os convidados. "A vida nas periferias, assim como a vida da população negra não deve ser tratada de modo depreciativo, ou ser plano de fundo para piadas e diversão", dizia a nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já internautas lamentaram a falta de sensibilidade da empresa. "Atender na favela tem muito médico que não quer, mas fazer stories achando a representação cênica da favela exótica eles adoram", afirmou um. "Que vergonha! Humilhar os pobres, banalizar a pobreza, a desigualdade, reescravizar o negro", escreveu outra.

Em nota, a assessoria da Unimed afirmou que os responsáveis por montar o cenário utilizaram de recursos lúdicos com a intenção de "despertar uma reflexão crítica a partir da representação de um mundo aparentemente sem sentido". De acordo com a empresa, a ideia de trazer as comunidades tinha como objetivo "lembrar aos participantes que existem muitos constastes sociais no país".

Além disso, a Unimed também ressalta que pessoas que não participaram do evento acabaram distorcendo os fatos se baseando apenas em interpretações errôneas. A empresa finaliza o texto afirmando que "reitera o compromisso com a verdade e transparência".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar