PUBLICIDADE
Brasil
Noticia

Fiscais da Prefeitura do Rio vistoriam Bienal do Livro após Crivella determinar recolhimento de HQ

Está é a primeira vez que ocorre uma fiscalização no evento

15:00 | 06/09/2019
Vingadores: Cruzadas das Crianças
Vingadores: Cruzadas das Crianças (Foto: Marvel Comics / Reprodução)

Equipes de fiscais da Prefeitura do Rio de Janeiro estiveram, na manhã desta sexta-feira, 6, na Bienal do Livro que acontece no bairro Barra da Tijuca para vistoriar estandes. A inspeção aconteceu após o prefeito Marcelo Crivella (PRB) determinar o recolhimento de exemplares dos HQs de Vingadores - A Cruzada das Crianças, da Marvel Comics, que têm personagens homossexuais. As informações são do portal da Folha de São Paulo.

Os agentes estavam acompanhados do subsecretário de operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública, coronel Wolney Dias. O grupo realizou visitas a estandes para verificar a denúncia de que livros considerados "impróprios para menores de idade" estariam sendo comercializados.

Em suas redes sociais, na quinta-feira, 5, Crivella afirmou que a história em quadrinhos traz “conteúdo sexual para menores” e deve ser comercializada apenas se embalada em um plástico preto e lacrado, “com aviso sobre seu conteúdo”.

Na história da Marvel Comics, dois super heróis gays se beijam.

A Bienal informou que havia recebido uma notificação extrajudicial da Prefeitura, na noite da quinta-feira, em que foi solicitado que os livros fossem lacrados e não recolhidos.

Os HQs inicialmente estavam no estande da editora Panini. E não estavam mais nas estantes para comércio nesta manhã. Todos foram vendidos logo após o início da comercialização. Em outros estandes da Bienal que também vendem gibis e HQs, as edições haviam sumido e alguns expositores afirmaram que os exemplares já tinham esgotado.