PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

EBC inaugura nova central de videodifusão no Palácio do Planalto

Agência Brasil
12:04 | 06/09/2019

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) inaugurou hoje (6) sua nova central de videodifusão no Palácio do Planalto. O local onde o sinal é gerado para a TV Brasil existe há quase 30 anos. Agora, além da possibilidade de realizar transmissões simultâneas dos eventos locais, o sinal será totalmente digital, transmitido em alta definição.

A inauguração contou com a presença do ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, do secretário especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten, do diretor-presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, e do diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC (DOTEC), Alexandre Graziani.

O ministro elogiou a nova instalação no Palácio do Planalto e destacou a importância estratégica da empresa para a comunicação no país. “Quero parabenizar por essa nova instalação, esse novo processo que a EBC está vivendo. E eu, como ministro da Secretaria de Governo, tenho orgulho enorme de ter uma empresa brasileira de comunicação como a EBC”, disse Ramos.

Segundo o diretor-presidente da EBC, a nova central vai melhorar a qualidade do sinal gerado e dos produtos disponibilizados pela empresa. “Essa nova central de produção possibilita realizar manobras rápidas para atender a várias configurações e perfis. Consta ainda de um sinal de alta definição e de uma capacidade de transmissão simultânea de vários eventos”, destacou.

A reestruturação do espaço foi conduzida pela DOTEC com o objetivo de aumentar a segurança energética, a funcionalidade e a organização do local. Segundo Graziani, foram necessários três meses para a conclusão do projeto que também incluiu a diagramação, a identificação e o mapeamento de cabos de todas as instalações de áudio, vídeo, redes, comunicações e elétrica. “Qualidade de áudio, qualidade de imagem e uma certificação EBC, um padrão de qualidade que jamais foi visto. Essa é a nossa intenção: fazer com que o telespectador assista e tenha orgulho da TV que ele ajudou a construir”, afirmou.

EBC

A Empresa Brasil de Comunicação é uma empresa pública federal, criada pela Lei no 11.652/2008 e alterada pela Lei no 13.417/2017, que dá efetividade ao princípio constitucional de complementaridade entre o sistema público, privado e estatal de comunicação.

Fazem parte da EBC: TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).

A EBC também presta serviços de comunicação governamental por meio da TV BrasilGov e do programa de rádio “A Voz do Brasil”, retransmitido por todas as estações de rádio brasileiras. A empresa ainda é responsável por administrar a Rede Nacional de Comunicação Pública/RNCP, que hoje, na área de TV, já está consolidada. A Rede de TV é composta por mais de 40 emissoras parceiras e quatro geradoras próprias.